Canela no cabelo: para que serve, benefícios e como usar
Além de ter um cheiro marcante e delicioso, a canela é uma das especiarias mais conhecidas por sua riqueza nutricional. Ela já foi relacionada a benefícios como o auxílio à saúde do coração, proteção do cérebro e saúde da pele, ação antioxidante e efeito anti-inflamatório e antimicrobiano. Mas, a novidade sobre o tempero é que ele ganhou um novo uso, longe da cozinha: a aplicação de canela no cabelo.
Quem usa afirma que a canela no cabelo garante fios mais fortes, proteção contra a queda, renovação da saúde do couro cabeludo e até crescimento acelerado das madeixas. Mas, será que essas vantagens são reais?
Leia também: Óleo de eucalipto para o cabelo: Benefícios e como usar
Canela no cabelo: vantagens e benefícios
A associação da canela aos cabelos foi feita pelo efeito termogênico da especiaria. Ou seja, quando consumida, ela estimula o efeito termogênico no corpo, o que aumenta o metabolismo e, consequentemente, a circulação sanguínea. Assim, com mais sangue circulando, o couro cabeludo ganha mais nutrientes e oxigênio, o que beneficia o crescimento do cabelo.
Além disso, a canela é capaz de agir contra os radicais livres, o que evita o envelhecimento precoce e enfraquecimento das madeixas.
Contudo, vale ressaltar que não há evidências científicas ligando o uso de canela ao crescimento dos cabelos. Mas, um estudo mostrou que ela aumenta a espessura e o crescimento de pelos em ratos.
Como usar
Há muitas formas de utilizar a canela no cabelo. Por exemplo, existem produtos feitos à base do tempero, como óleos essenciais, que podem ser aplicados nos fios para garantir uma maior nutrição.
Além disso, sua versão em pó pode ser utilizada em receitas caseiras, sendo associada à máscara de hidratação, ou até em forma de chá, aplicado diretamente nos fios.
Por fim, quem deseja aproveitar os benefícios da canela no shampoo, pode misturar uma colher de chá de canela a cada 100ml de shampoo.