Câncer no nariz: quais os sintomas e como fazer o diagnóstico?

Saúde
20 de Setembro, 2022
Câncer no nariz: quais os sintomas e como fazer o diagnóstico?

O câncer no nariz é um tipo de tumor maligno que acomete toda ou alguma parte da região nasal. Como por exemplo, as narinas, as cavidades, o septo, as conchas e a mucosa de revestimento. 

Assim, ele surge como uma pequena lesão ou pólipo na cavidade nasal, e por ser constituído de células cancerígenas, seu crescimento é progressivo e constante. Inclusive, muitas vezes, as pessoas podem confundir o câncer no nariz com o câncer de pele.

Uma vez que é identificado, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, para evitar grandes sequelas estéticas e funcionais.

Causas do câncer no nariz

A maior parte dos casos de câncer no nariz está relacionada ao tabagismo e à inalação de substâncias nocivas. Como por exemplo, pó de madeira e serragem, poeira têxtil ou de couro, cozimento e moagem de farinha, pó de níquel e cromo, gás mostarda e radônio, além de exposição a colas, formaldeídos e solventes.

Pessoas com exposição crônica e prolongada aos fatores de risco são mais propensas a terem esse tipo de tumor, especialmente homens, que têm o risco elevado em até duas vezes se comparado às mulheres. Além disso, pessoas com mais de 55 anos são responsáveis por cerca de 80% dos casos confirmados.

Leia também: Câncer de intestino: cantora Simony descobre doença aos 46 anos

Sintomas do câncer no nariz

Dentre os principais sintomas ligados à presença do câncer no nariz, é possível citar:

  • Dormência ou dor em partes do rosto;
  • Congestão nasal que não melhora com o tempo;
  • Obstrução nasal unilateral;
  • Coriza constante;
  • Sangramento nasal;
  • Secreção amarelada;
  • Diminuição do sentido do olfato;
  • Crescimento de massa no rosto ou nariz;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Linfonodos, as ínguas do pescoço.

Diagnóstico

A maioria dos casos de câncer no nariz é diagnosticada devido aos sintomas anteriormente citados, onde as pessoas procuram por atendimento médico para tratá-los. Ainda nas consultas, é sugerido o exame de fibronasolaringoscopia, uma endoscopia nasal na qual o médico consegue visualizar se há um tumor ou lesão no nariz.

Em seguida, é feita a biópsia, que é a retirada de um fragmento da lesão que será enviada para análise, com o intuito de saber o tipo de tumor. Além disso, a tomografia também é muito útil para analisar a profundidade e relação da lesão com as estruturas vizinhas. 

Vale ainda ressaltar que o diagnóstico em pessoas assintomáticas é muito raro e geralmente, é acidental. Ou seja, a pessoa faz o exame por outro motivo e descobre o tumor.

Tratamento

Para tratar o câncer no nariz, a forma mais segura é primordialmente uma cirurgia de remoção da lesão, com uma margem de segurança em torno da mesma. A radioterapia pode ser usada em alguns casos como terapia complementar, associada ou não à uma quimioterapia.

Quanto à prevenção, a melhor forma de evitar o câncer é parar de fumar, uma vez que o tabagismo é fator de risco para diversos tipos. Por outro lado, em pessoas que trabalham em locais com  gentes químicos, recomenda-se usar sempre equipamentos de proteção individual (EPI) com a máscara necessária para esse tipo de manejo.

Fonte: Dr. Diego Rocha Moreira, Cirurgião de Cabeça e Pescoço do Hospital Albert Sabin (HAS). CRM-SP: 195489

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show