Câncer no nariz: quais os sintomas e como fazer o diagnóstico?

Saúde
20 de Setembro, 2022
Câncer no nariz: quais os sintomas e como fazer o diagnóstico?

O câncer no nariz é um tipo de tumor maligno que acomete toda ou alguma parte da região nasal. Como por exemplo, as narinas, as cavidades, o septo, as conchas e a mucosa de revestimento. 

Assim, ele surge como uma pequena lesão ou pólipo na cavidade nasal, e por ser constituído de células cancerígenas, seu crescimento é progressivo e constante. Inclusive, muitas vezes, as pessoas podem confundir o câncer no nariz com o câncer de pele.

Uma vez que é identificado, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, para evitar grandes sequelas estéticas e funcionais.

Causas do câncer no nariz

A maior parte dos casos de câncer no nariz está relacionada ao tabagismo e à inalação de substâncias nocivas. Como por exemplo, pó de madeira e serragem, poeira têxtil ou de couro, cozimento e moagem de farinha, pó de níquel e cromo, gás mostarda e radônio, além de exposição a colas, formaldeídos e solventes.

Pessoas com exposição crônica e prolongada aos fatores de risco são mais propensas a terem esse tipo de tumor, especialmente homens, que têm o risco elevado em até duas vezes se comparado às mulheres. Além disso, pessoas com mais de 55 anos são responsáveis por cerca de 80% dos casos confirmados.

Leia também: Câncer de intestino: cantora Simony descobre doença aos 46 anos

Sintomas do câncer no nariz

Dentre os principais sintomas ligados à presença do câncer no nariz, é possível citar:

  • Dormência ou dor em partes do rosto;
  • Congestão nasal que não melhora com o tempo;
  • Obstrução nasal unilateral;
  • Coriza constante;
  • Sangramento nasal;
  • Secreção amarelada;
  • Diminuição do sentido do olfato;
  • Crescimento de massa no rosto ou nariz;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Linfonodos, as ínguas do pescoço.

Diagnóstico

A maioria dos casos de câncer no nariz é diagnosticada devido aos sintomas anteriormente citados, onde as pessoas procuram por atendimento médico para tratá-los. Ainda nas consultas, é sugerido o exame de fibronasolaringoscopia, uma endoscopia nasal na qual o médico consegue visualizar se há um tumor ou lesão no nariz.

Em seguida, é feita a biópsia, que é a retirada de um fragmento da lesão que será enviada para análise, com o intuito de saber o tipo de tumor. Além disso, a tomografia também é muito útil para analisar a profundidade e relação da lesão com as estruturas vizinhas. 

Vale ainda ressaltar que o diagnóstico em pessoas assintomáticas é muito raro e geralmente, é acidental. Ou seja, a pessoa faz o exame por outro motivo e descobre o tumor.

Tratamento

Para tratar o câncer no nariz, a forma mais segura é primordialmente uma cirurgia de remoção da lesão, com uma margem de segurança em torno da mesma. A radioterapia pode ser usada em alguns casos como terapia complementar, associada ou não à uma quimioterapia.

Quanto à prevenção, a melhor forma de evitar o câncer é parar de fumar, uma vez que o tabagismo é fator de risco para diversos tipos. Por outro lado, em pessoas que trabalham em locais com  gentes químicos, recomenda-se usar sempre equipamentos de proteção individual (EPI) com a máscara necessária para esse tipo de manejo.

Fonte: Dr. Diego Rocha Moreira, Cirurgião de Cabeça e Pescoço do Hospital Albert Sabin (HAS). CRM-SP: 195489

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite