Caminhada ou corrida para quem está acima do peso?
Quem está acima do peso e deseja emagrecer sabe que não existe milagre: é preciso combinar exercícios físico com uma dieta balanceada.
Se você está acima do peso ideal já pode ter se perguntado qual opção seria mais eficaz: caminhada ou corrida. Nesse caso, a caminhada é mais indicada por ter um impacto menor sobre as articulações dos seus joelhos e tornozelos, já a corrida o impacto é alto. O que isso poderia ter de prejudicial? Muita coisa.
Leia também: IMC: Saiba o que é e como calcular
Nas articulações dos joelhos existe uma cartilagem que tem como função amortecer o impacto. A medida que você vai sobrecarregando ela com o alto impacto, ela não aguenta e começa a se desgastar, e a chance de virar uma artrose é grande. E saibam que artrose não tem cura.
Outro problema é o surgimento de uma possível hérnia de disco na sua coluna também provocada pelo alto impacto sobre suas vértebras , claro que nada disso acontece de um dia para o outro e sim com o passar de muito impacto.
Leia também: Corrida: Benefícios, como começar e evitar lesões
Portanto, prepare o seu corpo primeiro, inicie com um a boa caminhada. Perca peso e, aí sim, nós podemos aos poucos ir colocando a corrida na sua rotina de exercícios.
Uma dica para a caminhada na esteira para quem está acima do peso (e não possui artrose): incline um pouco a esteira, pois assim você diminui o impacto e aumenta o gasto calórico.
Juliana Campanholo – Personal Trainer – CREF 024704