Cafeína pode nos ajudar a resolver problemas, diz estudo
A cafeína é a substância que mais chama a atenção sobre o café , por sua capacidade de render energia para o nosso dia e nos manter acordados mesmo nas manhãs mais cansativas e sonolentas.
Agora, a cafeína não apenas espanta o sono, mas é também capaz de nos ajudar a resolver outros problemas, como demonstrado por um estudo recente. Em resumo, o estudo foi promovido por cientistas da Universidade do Arkansas e da Universidade da Carolina do Norte, ambas nos Estados Unidos, e o principal objetivo era entender o impacto da cafeína sobre a criatividade e a capacidade do cérebro humano para resolver problemas.
Cafeína x criatividade x solução de problemas
Durante a pesquisa, cerca de 90 pessoas foram analisadas a fim de compreender a ação da cafeína sobre o cérebro. Por fim, os cientistas consideraram o impacto do estimulante sobre dois modos de pensamento: o convergente e o divergente. Basicamente, o modo convergente consiste na habilidade de solucionar problemas, ao passo que o modo divergente consiste na geração de novas ideias a partir da tentativa de resolução, ou seja, esse modo de pensamento está muito ligado à criatividade.
Leia também: 4 soluções para problemas comuns na hora de meditar
A cafeína impacta o modo como pensamos?
Ao fim do estudo, os pesquisadores concluíram que a cafeína afeta diretamente o modo de pensamento convergente, ou seja, aquele responsável pela solução de problemas. Em contrapartida, concluiu-se que a mesma substância não tem o mesmo efeito sobre o pensamento divergente, aquele ligado à criatividade. Portanto, é possível dizer que a cafeína impacta positivamente o modo como pensamos as soluções para nossos problemas, mas não impacta nossa criatividade.