Café verde emagrece? Saiba como age no metabolismo
As altas doses de cafeína e as propriedades antioxidantes fizeram do café verde um grande aliado do processo de emagrecimento. Sem passar pela torrefação, o grão é mais natural e benéfico para a saúde quando comparado ao tradicional. Mas, será mesmo que o café verde emagrece?
O remédio natural também auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e ácido clorogênico, que dificulta a absorção de gordura. Já a função termogênica ajuda o corpo a queimar ainda mais calorias durante qualquer atividade.
Segundo profissionais, o produto in natura contém duas vezes mais cafeína do que o grão de café torrado. Mas, os grãos de café verde são encontrados, com mais frequência, concentrados em cápsulas e são ingeridos juntamente de água. Mas também existem na forma solúvel ou em pó.
Leia também: 6 hábitos que fazem o metabolismo queimar (mais) gordura
Como consumir
O indicado é tomar duas cápsulas por dia do suplemento alimentar, uma de manhã e outra antes do almoço. Para um melhor resultado, o café verde deve ser usado em conjunto com uma dieta adequada e a prática de exercícios.
Contraindicações
A dosagem não deve passar de 200 mg, já que o componente possui ação diurética e o consumo exagerado traria problemas nos rins. O efeito termogênico e o alto índice de cafeína podem causar agitação após o consumo, por isso o café verde não é indicado para grávidas, pessoas que sofram de ansiedade, gastrite e outros problemas gastrointestinais.
O suplemento deve ser consumido com moderação e apenas um profissional da saúde pode indicar a quantidade ideal para cada caso. Além disso, pela dosagem de cafeína, não deve ser consumido após as 20 horas, principalmente por quem tem dificuldade para dormir. Da mesma maneira, pessoas que não estão habituadas com o consumo de cafeína podem sentir dor de cabeça.
Café verde emagrece?
Antes de mais nada, é preciso entender que nenhum alimento ou substância é capaz de emagrecer isoladamente. Dessa maneira, ao tentar emagrecer, é necessário seguir um cardápio para dieta e criar um déficit calórico comendo menos ou aumentando a atividade física.
Dito isso, o café verde pode ser um aliado do processo de emagrecimento. Pois, os efeitos do café verde sobre o emagrecimento são atribuídos ao ácido clorogênico, um composto que evita a absorção de gordura pelo corpo. Além disso, o café verde contém mais cafeína do que o café torrado, o que contribui para acelerar o metabolismo.
Leia também: Emagrecer: Dicas que ajudam a queimar gordura abdominal