Café ajuda na queima de gordura corporal, diz estudo
Quem ama café vai gostar de saber que ele ajuda na queima de gordura corporal. Ou seja, pode facilitar a perda de peso. Um estudo desenvolvido na Universidade de Anglia Ruskin, no Reino Unido, demonstrou que a bebida pode ajudar na queima de gordura, especialmente no corpo das mulheres. Basicamente, os cientistas envolvidos no estudo fizeram observações na relação entre o consumo de café e o acúmulo de tecido adiposo no corpo humano.
Leia também: Cafeína pode impedir o ganho de peso
Café x Gordura corporal
Para isso, examinaram um grupo de mulheres que possuía o hábito de beber de 2 a 3 xícaras de café diariamente. Como conclusão, puderam observar que o grupo teve um ganho de gordura cerca de 3,5% menor em comparação com mulheres que não costumam consumir a bebida.
Não só, no caso de mulheres entre os 45 e os 69 anos, a porcentagem foi ainda melhor: elas acumularam 4,1% a menos de gordura. Portanto, em média, o hábito de beber até três xícaras de café diariamente pode ajudar a diminuir em 2,8% o acúmulo de gordura corporal.
No entanto, no caso dos homens, a relação entre a bebida e a gordura corporal foi menos significativa, mas ainda notável. Pois, homens que bebem até três xícaras diárias tendem a acumular até 1,8% a menos de gordura.
Portanto, os cientistas concluíram que o hábito de beber café pode dificultar o ganho de peso e especialmente o acúmulo de gordura. Ou seja, o café não promove a queima da gordura corporal por assim dizer. Na realidade, apenas inibe que mais gordura seja acumulada no corpo.
Por fim, não é certo qual a substância exata presente na bebida que proporciona esse efeito, mas os cientistas acreditam que não seja a cafeína, mas outra substância ainda não conhecida. Por isso, o café pode ser usado para auxiliar em casos de obesidade, além de promover outros benefícios à saúde.
Quanta café é exagero?
Pesquisas da Clínica Mayo, uma das organizações de saúde mais respeitadas dos Estados Unidos, mostram que, para a maioria das pessoas saudáveis, o consumo de até 400 mg de cafeína por dia é seguro. Isso equivale a cerca de duas a três xícaras de café.