Café proteico: Benefícios e como preparar

8 de setembro, 2021

O seu dia só começa depois de uma boa xícara de café? Então, vale experimentar a combinação da bebida com whey protein = o famoso café proteico! A mistura já faz sucesso no mundo fitness porque promete inúmeros benefícios.

“Geralmente, as pessoas consomem a proteína em pó com água. Mas existem outras formas de preparo, como batido com leite, com coalhada, com iogurte, com frutas, na panqueca… Além disso, parece não haver problema nas diversas formas de preparo do whey protein”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.

De acordo com a especialista, o café proteico é uma ótima opção para ingerir de manhã porque combina os compostos energizantes do café (cafeína) com a carga proteica do whey. “Isso possibilita um ‘gás extra’ para o pré-treino. Ademais, inserir fontes de proteína logo na primeira refeição do dia auxilia no controle da fome e na construção e na reparação dos músculos”, complementa.

Leia também: Cafeína faz mal?

Como preparar o café proteico?

Juntas, as duas substâncias resultam em uma bebida estimulante e termogênica — que é muito prática e fácil de preparar. Contudo, vale lembrar: consulte sempre um nutricionista para indicar as porções ideias para você. Isso porque a cafeína, quando em excesso no organismo, traz sérios riscos à saúde.

Leia também: Café de chicória: Uma alternativa sem cafeína

Ingredientes:

  • 1 scoop de whey protein do sabor de sua preferência;
  • 50ml a 100ml de café coado;
  • Água ou leite.

Modo de preparo:

Coloque o whey na xícara de café com um pouco de água ou leite desnatado. Em seguida, misture bem e beba. “Outra forma de preparo do whey protein é batê-lo no liquidificador com o café pronto”, recomenda a nutricionista. Fica como um capuccino!

Leia também: Café descafeinado é saudável?

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).