Café quebra jejum intermitente? Saiba mais
Você já tomou café durante o jejum intermitente? Apesar de não ser uma ideia recente, jejuar por um período determinado é uma das apostas que estão em alta para quem quer emagrecer – prática conhecida como jejum intermitente. Mas, será que café quebra jejum intermitente?
Mesmo sendo chamado de dieta, esse estilo de jejum é, na verdade, uma estratégia nutricional caracterizada por períodos alternados de jejum e alimentação regular. A fim de melhorar a composição corporal e saúde geral.
Assim, o programa funciona porque carboidratos, particularmente açúcares e grãos refinados, são rapidamente transformados em açúcar, que usamos para ter energia. Ou seja, se não utilizamos todo o estoque, armazenamos esse açúcar em nossas células adiposas como gordura.
Leia também: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios
Normalmente são indicadas entre 10 a 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação.
Café quebra jejum intermitente?
Contanto que não tenha açúcar e nem adoçante, o café preto está sim liberado durante o jejum intermitente – na verdade, a bebida é uma aliada da prática. Algumas pessoas, inclusive, afirmam que o café suprime o apetite, facilitando a permanência no jejum a longo prazo.
Uma xícara (240 ml) da bebida contém cerca de três calorias e quantidades muito pequenas de proteínas, gorduras e minerais. Portanto, os nutrientes presentes em uma ou duas xícaras de café preto não são suficientes para iniciar uma mudança metabólica significativa que interromperia o estado de jejum.
Jejum intermitente emagrece?
Todas as dietas de controle de calorias têm um impacto similar na perda de peso. Mas, para que sejam realmente bem sucedidas, a pessoa deve ser capaz de mantê-la no longo prazo.
Um estudo gigante publicado em 2017 no periódico Journal of the International Society of Sports Nutrition sugere que o jejum intermitente é igualmente eficaz para a perda de peso como a restrição diária de calorias (a tradicional dieta). Principalmente entre aqueles com excesso de peso e obesidade.
Os resultados variam, no entanto, dependendo das circunstâncias individuais e da quantidade de peso que o indivíduo deseja ou precisa perder.
Portanto, a eficácia desse programa alimentar, a longo prazo, depende da capacidade da pessoa em manter esse estilo saudável e de baixas calorias no futuro.
O tempo para se habituar totalmente à dieta é variável, que pode ser rapidamente aceita pelo organismo ou, inclusive, não ser bem tolerada. Nesse caso, é preciso reformular as práticas alimentares com a ajuda de um médico ou nutricionista.