Beber café de estômago vazio faz mal?

Alimentação Bem-estar
07 de Fevereiro, 2020
Beber café de estômago vazio faz mal?

O café é a bebida mais consumida depois da água. Muitas vezes, tomamos aquele cafezinho de estômago vazio. Mas, será que tem problema? Além de render energia e espantar a sensação de cansaço, o café age na melhora das atividades cerebrais, do humor, entre muitos outros benefícios à saúde.

Café x saúde do estômago

A Universidade de Buffalo, em Nova York, Estados Unidos, divulgou um estudo sobre os efeitos da cafeína no corpo, especialmente no estômago. Confira o que foi constatado.

Pode causar problemas digestivos

Devido ao seu sabor amargo, o café pode estar diretamente ligado ao aparecimento de problemas no estômago, visto que a fabricação do ácido estomacal é estimulada por seu consumo – especialmente quando de “estômago vazio”.

Leia também: Cafeína pode impedir o ganho de peso

Pode aumentar os hormônios do estresse

Não só, há indícios de que beber café em jejum pode causar o aumento da produção de cortisol, o hormônio do estresse. Entretanto, pode também ajudar a regular o metabolismo e a pressão arterial. 

Outros efeitos do café no estômago e no corpo

Nem tudo são flores. Por isso, há alguns outros problemas que podem ser provocados pelo excesso do consumo de café, especialmente de estômago vazio, como: 

  • Perda óssea;
  • Desenvolvimento de diabetes tipo 2;
  • Doenças cardíacas;
  • Aumento da pressão arterial.

Entretanto, esses dados ainda são inconclusivos e muitos estudos sobre os efeitos da bebida na saúde humana estão sendo desenvolvidos atualmente.

Portanto, é sempre importante atentar-se para a quantidade, evitando o excesso da bebida. Assim, problemas como os citados podem ser evitados e você não precisará, então, abdicar da querida xícara de café.

Leia mais: Cafeína faz mal?


Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra