Café da manhã silencioso: Como praticar e benefícios
A prática do café da manhã silencioso vem ganhando cada vez mais popularidade, especialmente durante a quarentena em função da pandemia do coronavírus. Basicamente, consiste em nada além de fazer a primeira refeição do dia de forma silenciosa.
Sendo assim, o desjejum silencioso é uma forma de meditação e uma maneira de iniciar o dia calmamente. Por isso, principalmente durante o confinamento estabelecido pela quarentena, casais e famílias podem ter suas relações desestabilizadas devido à constante convivência. Nesse sentido, o café da manhã silencioso é estabelecido como uma forma de evitar atritos logo pela manhã.
Como praticar o café da manhã silencioso
Em resumo, o café silencioso busca focar nos alimentos ingeridos na refeição e aproveitá-la enquanto, individualmente, se prepara para o dia e lida com os pensamentos matinais.
Essa é uma maneira de começar o dia de forma calma e tranquila, refletindo sobre as horas que virão pela frente e sobre o dia anterior. Além disso, torna-se possível prestar mais atenção nos alimentos ingeridos e tornar o café da manhã uma refeição mais nutritiva.
Leia também: Mindful Eating: O método que ensina a comer de forma consciente
Benefícios da prática
- Maior sensação de gratidão frente aos alimentos e às pessoas com quem se convive
- Menor sensação de ansiedade e estresse
- Maior disponibilidade de tempo para pensar e refletir
- É possível prestar mais atenção quanto aos alimentos escolhidos para o desjejum e as quantidades consumidas – consequentemente, há menor chance de ocorrência de episódios de compulsão alimentar
Café da manhã silencioso x mindful eating
Comer com atenção plena. Buscar constantemente se alimentar de maneira consciente, percebendo o tipo de alimento se está ingerindo e o gosto, a fim de extrair o máximo benefício. É o que prega o mindful eating, técnica milenar bastante usada na nutrição comportamental e que propõe a conscientização dos sinais e das respostas ao ato de nutrir-se, mantendo a curiosidade no sentido de buscar a percepção das sensações.
Na contramão das dietas tradicionais, em que os alimentos são controlados ou impostos, o método mindful eating ajuda a conectar mente e corpo e, assim, construir uma relação mais saudável com a comida.
Leia mais: Adolescentes que pulam o café da manhã têm maior risco de obesidade