Café arábica: Propriedades e benefícios do grão
Você provavelmente já bebeu o café arábica antes, pois ele é um dos tipos mais populares de café no mundo. Mais do que isso, o Brasil é um grande produtor dessa variedade do grão de café, conhecida por conter menos cafeína e por possuir um aroma intenso que os amantes de café adoram.
Em resumo, o Coffea arabica, seu nome científico, é natural da Arábia e da Etiópia. Seu cultivo é muito antigo e, com o tempo, sua popularidade foi crescendo por todo o globo, principalmente pois é considerado um grão mais fino.
Propriedades do café arábica
Em comparação com o café robusta, outro tipo de grão, ele possui cerca de 50% menos cafeína. Por isso, é menos energizante, porém, há quem prefira ingerir menos do estimulante no dia a dia. Além disso, conta com um sabor mais intenso e um aroma mais marcante. Porém, sua acidez varia de acordo com o blend, ou seja, a mistura de sabores e harmonizações.
Leia mais: Alternativas à cafeína que funcionam como estimulantes naturais
Principais blends do café arábica e suas características
Bourbon
Bourbon é um dos blends mais populares do grão arábica. Ele chama a atenção por seu aroma intenso e seu sabor suave. Ainda, ele é mais doce e sua textura costuma ser descrita como “achocolatada”, o que pode agradar principalmente quem não gosta do sabor amargo e ácido pelo qual o café é conhecido.
Catuaí
Catuaí é mais ácido que o bourbon, por isso, tem um sabor mais marcante. Porém, é também mais adocicado, o que faz com que ele agrade muitas pessoas.
Mundo novo
O café Mundo Novo é um dos mais populares, pois sua produção no Brasil se dá em larga escala. Ainda, no que diz respeito ao seu sabor, ele é doce e marcante e seu aroma, também intenso, assemelha-se ao de caramelo e de chocolate.
Leia também: Café jacu bird: Saiba como é feito esse café exótico