Cabelo grisalho: 5 cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis
Já faz algum tempo que a beleza real ganhou espaço entre as mulheres que antes não abriam mão de tingir os fios, mas agora exibem seu cabelo grisalho com orgulho e muito estilo.
Ao assumir as madeixas de tom natural, contudo, é necessário adotar cuidados específicos para que elas se mantenham não só bonitas, mas também saudáveis.
Por que os cabelos ficam grisalhos?
O cabelo grisalho surge quando os melanócitos – células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar – começam a perder a capacidade de produzir melanina, que dá cor aos fios.
Com isso, se inicia um processo chamado encanecimento, que ocorre até que a produção de melanina acabe por completo, fazendo com que os fios cresçam brancos.
É a partir deste primeiro momento da perda de melanina que o cabelo começa a precisar de cuidados diferentes.
Leia também: Arrancar cabelo branco faz nascer outros no lugar?
Isso acontece porque é comum que, ao longo da transição de cor, os fios se tornem mais rígidos, grossos e porosos, o que leva muitas vezes a um aspecto ressecado e espetado devido às dificuldades em absorver água e outros nutrientes essenciais responsáveis por sua maciez.
Cuidados com o cabelo grisalho
Segundo Bruna Nunes, hairstylist do salão Jacques Janine Jardins, em São Paulo, não é difícil adotar os cuidados ideais para os cabelos grisalhos.
Isso porque a maioria deles se encaixa facilmente na rotina que já existia antes do aparecimento dos fios prateados.
Veja abaixo o que fazer para manter o cabelo grisalho saudável:
- Use shampoo roxo
“Ele ajuda a evitar que os cabelos grisalhos fiquem com aspecto amarelado – o que pode acontecer porque os fios brancos “oxidam” com a exposição ao sol”, explica a profissional.
Vale ressaltar, contudo, que ele não é um shampoo de uso regular, ou seja, usado sempre que for lavar os cabelos. O indicado é aplicá-lo cerca de duas vezes ao mês.
Leia também: Entenda se o estresse realmente influência no surgimento de cabelo branco
- Faça tratamentos com óleos
Segundo Bruna, os cabelos grisalhos são mais rígidos do que aqueles que ainda não perderam a melanina.
“Por ser uma haste de queratina mais consistente, ele é sempre mais grosso do que os cabelos que ainda têm cor. Por isso, muitas vezes costumam ficar espetados. O segredo é emolir com muito óleo e muita nutrição. Isso irá deixá-los com o aspecto mais sedoso e brilhante”, sugere ela.
- Evite usar muito o secador e prancha
Por mais que eles possam ajudar a controlar o volume e deixar os fios mais ajeitados, estes acessórios podem prejudicar a saúde dos cabelos grisalhos.
Para que eles não fiquem secos ou até mesmo queimados, use um bom protetor térmico nos fios antes de secar ou alisar, além de um leave-in com proteção solar.
- Mechas ajudam na transição
Muitas mulheres sentem vontade de fazer a transição, porém ainda não estão confiantes em se desprender totalmente das tinturas. A dica nestes casos é apostar nas mechas.
Bruna sugere fazê-las o mais próximo possível do tom do cabelo branco.
“Para isso, contudo, procure um profissional especializado em transições de grisalho.”
- Escolha o corte certo
Para as mais corajosas, Bruna sugere radicalizar adotando um corte curto. “Investir em uma opção moderna como o pixie cut, por exemplo, deixará o visual ainda mais surpreendente”, sugere a profissional.
Fonte: Bruna Nunes, hairstylist do salão Jacques Janine Jardins, em São Paulo.