Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido?

Beleza Bem-estar
22 de Março, 2022
Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido?

Com certeza, todas nós já recebemos esse conselho: “está querendo deixar o cabelo crescer? Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido!” Mas será que isso acontece mesmo?

A resposta é uma só: não! Cortar o cabelo não faz com que ele cresça. “As pontas dos fios são tecidos mortos. Retirá-las não influencia em nada na parte responsável pelo crescimento, que é o bulbo, localizado na raiz”, explica Luciana Passoni, médica tricologista de São Paulo. Mas, então, o que está por trás desse mito?

Cortar não faz o cabelo crescer mais rápido, mas tira as pontas duplas

As pontas são a parte mais antiga do fio. Por isso, é muito comum, em cabelos compridos, elas ficarem frágeis, fracas e quebradiças. Quando se partem por causa dessa fragilidade, surgem as famosas pontas duplas.

E o problema é que as pontas duplas embaraçam com muita facilidade, e podem enrolar-se aos fios saudáveis causando quebra e atrapalhando o crescimento rápido e saudável da cabeleira.

Então, ao eliminarmos elas com a tesoura, o cabelo imediatamente fica mais alinhado e sem frizz, o que pode dar a impressão de que cortar faz o cabelo crescer mais rápido.

Mas não é só isso. “Ficar muito tempo sem cortar pode atrapalhar os cabelos a ficarem mais longos”, diz a tricologista. Isso porque o fio vai perdendo força, ficando quebradiço. “E, mesmo que os fios estejam crescendo na raiz, a diferença no comprimento não será tão perceptível por conta da quebra”, explica a médica. É por isso que, depois de um corte, podemos ter a impressão de que o cabelo está crescendo mais rápido. Mas, ele só está mais saudável.

Como fazer os fios crescerem?

Não há fórmulas mágicas. O ritmo normal de crescimento do fio de cabelo é de 1 a 1,5 centímetro por mês, em média.

Porém, cuidar da saúde dos fios como um todo, inclusive de dentro para fora, ajuda bastante a mantê-los bonitos e sem pontas duplas. 

As células do cabelo precisam de proteínas, vitaminas e minerais para se manterem fortes e saudáveis. “Por isso, mantenha o corpo sempre hidratado e procure ter uma alimentação rica em biotina (presente na gema de ovo e nas castanhas), vitamina C (em frutas cítricas), ômega 3 (encontrado em peixes e na linhaça), silício orgânico (presente na aveia e leguminosas), além de leite, abacate, espinafre, batata doce e feijão”, completa Luciana. 

Leia também: Amarrar os cabelos: erros mais comuns e como evitá-los

Limpeza do couro cabeludo

Pensamos muito na limpeza dos fios, mas esquecemos de cuidar do couro cabeludo. Mas, quando esta parte do corpo está com sebo em excesso, o crescimento dos fios também é prejudicado, pois a pele não recebe a oxigenação adequada e os poros ficam entupidos. 

“Nestes casos, a orientação é lavar todos os dias, usar xampu de controle da oleosidade para a diminuição da inflamação do couro cabeludo”, complementa a tricologista.

Para finalizar, jamais use produtos “milagrosos” para fazer o cabelo crescer, pois os efeitos adversos podem ser muito sérios. Além disso, lembre-se: não é porque funcionou para a sua amiga que vai funcionar para você.

Fonte: Luciana Passone, médica tricologista de São Paulo.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva