Broto de girassol: Benefícios e como incluir na alimentação
Pouco conhecido, o broto de girassol é muito nutritivo e pode facilmente ser germinado em casa. Incluí-lo na alimentação pode beneficiar a saúde de algumas maneiras, como fortalecer a imunidade, prevenindo doenças cardiovasculares, facilitando a digestão.
Além disso, suas propriedades também incluem vitaminas e antioxidantes que combatem a degeneração celular .
Benefícios do broto de girassol
Fortalece a imunidade
O broto de girassol é uma das mais ricas fontes de fitonutrientes e de antioxidantes. Esses nutrientes são excelentes para a imunidade. Além disso, previne o envelhecimento precoce, pois combate a ação dos radicais livres, que provocam o estresse oxidativo.
Controla a pressão arterial
Sua ação antioxidante beneficia a saúde cardiovascular, controlando a pressão arterial. Além disso, a presença de vitamina E ajuda na digestão de gordura, assim evitando seu acúmulo no corpo e no coração.
Broto de girassol ajuda na perda de peso
É boa fonte de fibras, carboidratos complexos mais lentamente absorvidos e digeridos pelo organismo, portanto, provocando maior gasto calórico. As fibras também facilitam o processo digestivo e o trânsito intestinal, o que previne a sensação de inchaço. Ainda, é pouco calórico e possui baixo índice glicêmico.
Alivia o estresse e a ansiedade
Os pequenos brotos são também ricos em vitamina B, importante para o sistema nervoso e para a saúde mental. Assim, alimentos ricos nessa vitamina ajudam no combate de insônia, ansiedade, estresse e depressão.
Ajuda no equilíbrio hormonal
Por fim, o zinco é um mineral importante para a saúde do organismo, especialmente no que diz respeito ao controle dos hormônios. Portanto, o alimento pode beneficiar principalmente quem sofre de desregulações e distúrbios hormonais, além de aliviar sintomas da menopausa e da TPM.
Como incluir o broto de girassol na alimentação
- Saladas
- Sopas
- Caldos
- Receitas veganas e vegetarianas