Bronquiectasia: Saiba tudo sobre a doença pulmonar

Saúde
24 de Agosto, 2021
Bronquiectasia: Saiba tudo sobre a doença pulmonar

A bronquiectasia é uma doença pulmonar caracterizada pela dilatação e destruição das vias aéreas. O problema respiratório pode ser desencadeado por infecções bacterianas recorrentes ou inflamações crônicas. Assim, a condição pode surgir em qualquer momento da vida e os sintomas tendem a se agravar ao longo dos anos.

Dessa maneira, a doença não tem cura e, geralmente, a causa pode estar relacionada a diversos fatores. Como enfisema, fibrose cística, asma brônquica, pneumonia e a Síndrome de Kartagener. Contudo, o diagnóstico só pode ser concluído com exames de imagem.

É importante um acompanhamento médico e o início imediato do tratamento, já que a bronquiectasia pode impedir a passagem de ar, causando insuficiência respiratória ou colapso pulmonar.

Leia também: Doenças respiratórias aumentam risco de problemas no coração

Sintomas

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Portanto, veja os principais:

  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse com sangue;
  • Expectoração;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Além disso, falta de ar;
  • Perda do apetite;
  • Mal estar geral;
  • Dor no peito;
  • Por fim, fadiga.

Diagnóstico de bronquiectasia

Para o diagnóstico, o profissional avalia os sintomas e solicita exames de imagem, como tomografia computadorizada e radiografia do tórax, além de teste de função pulmonar. O resultado da análise dos brônquios ajuda a direcionar o medicamento correto, entre broncodilatadores e antibióticos, para evitar a evolução da doença.

Além disso, outra contribuição para a melhora do paciente é a fisioterapia respiratória, que ajuda a exercitar os músculos e a eliminar secreções.

Leia também: Exercícios mais indicados para quem tem problemas respiratórios

Complicações

A bronquiectasia pode afetar diversas áreas do pulmão (difusa) ou pode aparecer apenas em uma ou duas regiões (focal). Entre as principais complicações, médicos apontam a pneumonia. Sendo assim, a inflamação e a infecção podem se estender para os alvéolos e formar cicatrizes ou perda de tecido.

Leia também: Bronquiolite: O que é, principais sintomas e tratamento

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite