Brócolis: Motivos para comer o vegetal todos os dias
O brócolis é um dos ícones da alimentação saudável. Assim, é difícil encontrar um vegetal que reúna tantos compostos protetores. Pois, o alimento está entre os campeões de betacaroteno, pigmento que tem fama de afastar doenças cardiovasculares e de combater a oxidação do colesterol.
Fibroso e saboroso, o topo de brócolis pode conter mais nutrientes do que o caule. Além disso, as florzinhas fornecem glucosinolatos duas a três vezes mais saudáveis e cerca de duas vezes mais polifenóis do que as hastes. Assim, jogar o talo significa se livrar de cerca de metade da cabeça total de brócolis. Então, você pode muito bem picá-lo e adicioná-lo a qualquer prato.
Composição de uma porção de brócolis (xícara de chá)
- 20 calorias
- 3,6 g de carboidratos (1% da recomendação diária)
- 2,1 g de proteína (4% da recomendação diária)
- 2130 UI de vitamina A (43% da recomendação diária)
- .113 mg de vitamina B6 (6% da recomendação diária)
- 66,2 mg de vitamina C (110% da recomendação diária)
- 34 mg de cálcio ( 3% da recomendação diária)
- 0,62 mg de ferro (3% da recomendação diária)
- 17,75 mg de magnésio (4% da recomendação diária)
- 46,86 mg de fósforo (5% da recomendação diária)
- 23,75 mg de potássio (5% da recomendação diária
Benefícios do brócolis
Vegetais como o brócolis pertencente ao gênero de plantas brássicas, que contêm toneladas de compostos promotores da saúde e fitoquímicos potencialmente poderosos. Dessa forma, esses nutrientes contribuem para:
Proteção contra danos celulares
Brócolis contém glucosinolatos e vitamina C. Ou seja, que combatem o estresse oxidativo e atuam contra a ação de radicais livres no organismo.
Diminui o açúcar no sangue
O vegetal contém sulforafano, que pode inibir a produção de glicose. Assim, na Universidade de Lund, na Suécia, 97 voluntários com obesidade tomaram diariamente, durante três meses, um suco à base de sulforafano. Resultado? O nível de açúcar no sangue em jejum caía significativamente, algo digno de nota na proteção contra o diabetes.
Reduz risco de câncer
Dietas ricas em ingestão de vegetais como brócolis podem reduzir o risco de câncer em muitos tecidos, incluindo pulmão, bexiga e próstata.
Ajuda a controlar o peso
Cientistas da Universidade Kanazawa, no Japão, afirmam que os brócolis são verdadeiros aliados no controle do peso. Poder que vem das fibras e especialmente do sulforafano – substância que acelera a queima de calorias. Além disso, favorece as bactérias boas do intestino.
O teste foi feito em ratinhos de laboratório. Assim, aqueles que receberam o sulforafano junto com uma dieta gordurosa tiveram um ganho de peso 15% menor comparados aos do outro grupo, que ganhou o mesmo menu. Mas, nada do vegetal.
Rico em fibras
As fibras estendem a sensação de saciedade. Da mesma forma, por alimentarem as bactérias boas do intestino, ajudam a dar regularidade ao trânsito local, proteger a região e alavancar as defesas contra diversas doenças.
É possível comer brócolis cru?
Por fim, o brócolis cozido retém apenas 40% do conteúdo fenólico do vegetal cru. Por isso, para potencializar os benefícios, tente adicionar floretes de brócolis cru às saladas, ou cozinhá-las levemente e regar com azeite. Além disso, a vitamina C e glucosinolatos em brócolis são solúveis em água, tornando-os mais suscetíveis à perda durante o processo de cozimento. Portanto, para manter seu conteúdo de vitamina C, mantenha o brócolis refrigerado.
Leia também: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta