Desafio do galão no TikTok leva jovens a hospital nos EUA

Alimentação Bem-estar Saúde
10 de Março, 2023
Desafio do galão no TikTok leva jovens a hospital nos EUA

A hashtag #Borg, também conhecida como desafio do galão, nasceu no TikTok com o intuito de tornar a ingestão de bebidas alcoólicas mais segura entre os jovens. Contudo, seu efeito parece contrário ao objetivo inicial: recentemente, dezenas de estudantes nos EUA foram parar no hospital por conta da trend. Nenhum caso foi considerado grave ou fatal, mas a situação serve de alerta para os riscos da prática.

@timthetankofficial How To Make BORG (Black Out Rage Gallon) #fyp #borges #mio #vodka #lifehack #drink #college #party ♬ original sound – timthetankofficial

O que é Borg, ou desafio do galão?

Trata-se de uma corrente na rede social que é sigla para a expressão “blackout rage gallon” (em português, algo como “galões de desmaio”). Consiste em utilizar um galão grande (de alguns litros) para fazer um drink individual — ou seja, apenas a pessoa que o preparou irá tomar. Geralmente, ele leva algum destilado, eletrólitos, aromatizantes e água.

Seus defensores afirmam que isso faz com que a pessoa controle a quantidade de álcool que irá consumir durante a festa, e evita que ela misture diferentes bebidas, tenha ressaca no dia seguinte e até que alguém ofereça um copo com drogas ou sedativos. A hashtag já acumula 74,7 milhões de visualizações na plataforma.

Contudo, as consequências do desafio do galão não foram nada legais para dezenas de jovens da Universidade de Massachusetts, nos EUA. Eles participavam de uma comemoração de St. Patrick’s Day, e levaram seus próprios galões.

De acordo com o jornal The New York Post, 28 ambulâncias foram chamadas ao local no dia — as ligações de emergência foram tão numerosas que cidades vizinhas também tiveram que ajudar. Felizmente, nenhum caso foi considerado grave ou fatal.

Em entrevista à CBS News, Nicole Barr, coordenadora de serviços diretos do Centro de Saúde Estudantil Abrons da Universidade da Carolina do Norte Wilmington, disse que o problema está no tamanho dos galões, que incentivam o consumo excessivo de álcool.

Os especialistas afirmam, por exemplo, que as receitas podem carregar de 16 a 43 doses do composto. O que é muito para uma pessoa ingerir, especialmente de uma vez só — podendo levar ao coma e até provocar a morte.

Agora, a instituição de ensino onde tudo ocorreu disse que irá avaliar os próximos eventos e reforçar a educação sobre a substância.

Leia também: Mindful drinking: método aposta no consumo consciente de álcool

Riscos do consumo excessivo de álcool

O Manual MSD afirma que o etanol é solúvel em água. Ou seja, assim que ele entra no organismo, atravessa rapidamente as nossas membranas celulares. Sua absorção ocorre por meio do sistema gastrointestinal, principalmente no duodeno e no intestino delgado (aproximadamente 80%) e no estômago (aproximadamente 20%). E quando bebemos de estômago vazio, leva de 30 a 90 minutos para atingirmos os níveis máximos de etanol no sangue.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas em um curto período de tempo normalmente causa a intoxicação aguda por álcool. Os sintomas incluem fala arrastada, nistagmo (movimentos involuntários e repetitivos dos olhos), comportamento desinibido, incoordenação motora, marcha instável, comprometimento da memória, estupor ou coma.

Além disso, podem aparecer também consequências graves, como hipoglicemia (baixa glicose no sangue), hipocalemia (baixo potássio no sangue), hipomagnesemia (baixo magnésio no sangue), hipocalcemia (baixo cálcio no sangue) e hipofosfatemia (baixo fósforo no sangue).

Ao surgirem os sinais, é importante levar a pessoa ao hospital para que ela receba o devido tratamento médico.

Referência: Manual MSD, Efeitos das bebidas alcoólicas sobre a saúde.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes