Bolinho de arroz funcional na air fryer
O bolinho de arroz é iguaria presente na mesa de muitas gerações. Contudo, o preparo tradicional costuma envolver o processo de fritar a massa, o que não é muito saudável. Para relembrar os almoços de domingo na infância, Cintya Bassi, coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, preparou uma versão de bolinho de arroz funcional.
O preparo continua sendo simples e igualmente saboroso, só que com ingredientes que agregam mais saúde na alimentação.
Veja também: Como fazer arroz doce fit, quitute típico da festa junina
Receita de bolinho de arroz funcional
Ingredientes
- 1 xícara de chá de arroz cozido e temperado
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de farinha de aveia
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de queijo parmesão ralado
- 1 ovo
- 1 colher de chia
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite para pincelar
Preparo do bolinho de arroz funcional
Em uma travessa, misture todos os ingredientes, até formar uma massa homogênea. Então, forme bolinhos, pincele o azeite, e leve-os na air fryer por cerca de 10 minutos a 190°C.
Sirva em seguida. Mas, caso prefira fazer no forno, após preaquecê-lo, asse sob a temperatura de 180º, por cerca de 20 minutos.
“A receita possui um fácil preparo e, com esses ingredientes, rende 9 porções. O tempo de preparo são 30 minutos e é possível usar essa base para dobrar a receita”, sugere a especialista.
Além disso, ao ousar em receitas saudáveis, você pode explorar ingredientes alternativos. Por exemplo, substituir farinhas refinadas por integrais, incorporar mais vegetais e fontes de proteína magra, e assim melhorar o valor nutricional de suas refeições.
Por que a versão assada ou na airfryer é mais saudável?
Ao contrário da receita original, que é frita, o bolinho de arroz funcional não precisa de óleo. Alimentos fritos, quando consumidos em excesso, podem ser responsáveis por diversos problemas de saúde. O óleo utilizado no preparo aumenta o valor calórico da refeição, assim como pode causar o aumento do colesterol “ruim”. Como resultado, ocorrem as doenças cardiovasculares, responsáveis por inúmeras mortes todo ano.
Portanto, priorizar alimentos in natura, cozidos, assados ou feitos na air fryer é mais saudável.