Boldo faz mal para o coração? Nutricionista explica
O boldo é uma das plantas medicinais mais conhecidas. O chá produzido a partir dele, por exemplo, é famoso pela ação digestiva e melhora do funcionamento do fígado. Contudo, entre mitos e verdades sobre a planta, existe a crença de que boldo faz mal para o coração. Mas será que a afirmação é verdadeira? Veja a seguir o que dizem os especialistas ouvidos pela Vitat.
Veja também: Chá de boldo-do-chile: Para que serve o remédio caseiro
Afinal, o boldo faz mal para o coração?
Segundo a nutricionista Maiara Souza, em princípio, o boldo não faz mal para o funcionamento do coração. Contudo, a resposta dessa pergunta pode variar de acordo com a condição de saúde de quem toma o boldo, como explica a especialista:
“É fundamental considerar que um dos efeitos colaterais dessa planta é o aumento da pressão arterial. Portanto, pessoas que sofrem de hipertensão, seja ela controlada ou descompensada, devem evitar o consumo de boldo”, pontua.
Mas afinal, qual a relação da pressão arterial com o coração? A pressão arterial é a à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. Ela que mantém o sangue circulando no organismo e portanto, está diretamente ligada ao funcionamento do coração, já que ela se inicia a partir dos batimentos cardíacos.
Ou seja, sempre que o coração pulsa, o sangue é impulsionado nos vasos sanguíneos, também chamados de artérias. Porém, quando a pressão está elevada, pode gerar riscos à saúde e desencadear problemas e doenças no coração.
Outras contraindicações
É importante também ressaltar que, assim como com qualquer substância, pessoas que tenham alergia específica à planta devem evitá-la. Felizmente, casos de alergia ao boldo são raros. Mas além disso, outras pessoas devem evitar o boldo. Veja a seguir:
- Mulheres grávidas;
- Lactantes;
- Pessoas com problemas nos rins;
- Crianças abaixo de 6 anos;
- Portadores de doenças no fígado;
- Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes;
- Por fim, hipertensos.
Como incluir o boldo na alimentação de forma saudável?
Se você não se enquadra nas contraindicações, então isso significa que você pode aproveitar os benefícios do boldo. O chá é a forma mais comum de consumi-lo. Seu principal benefício está relacionado à digestão e à melhora dos sintomas gastrointestinais. Maiara explica que a bebida à base da planta pode aliviar desconfortos causados por digestões difíceis e também auxiliar na função do fígado, o que justifica seu uso popular para aliviar ressacas.
Ainda assim, o uso do chá de boldo exige cautela e não deve ser utilizado desregradamente, já que o excesso da bebida pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Portanto, a máxima “quanto mais, melhor” não se aplica ao consumo de chás, incluindo o de boldo. “De duas a três xícaras por dia já são suficientes, e é importante variar o consumo com outras bebidas saudáveis”, aconselha a nutricionista.
Por fim, lembre-se que cada pessoa pode ter necessidades diferentes, e o acompanhamento de um profissional de saúde é fundamental, evitando riscos desnecessários para a saúde como um todo.
Fonte: Maiara Souza, nutricionista do Art Beauty Center.