Biomassa de banana verde: O que é e receita
Você sabia que é possível consumir a banana de forma diferente? A biomassa de banana verde é uma polpa fácil de ser preparada e com muitas utilidades e benefícios.
O que é a biomassa de banana verde?
É exatamente como o seu nome sugere. A biomassa é feita com a banana ainda verde, geralmente a do tipo nanica, cozida na panela de pressão. O resultado final é um purê sem sabor, que serve de espessante em receitas de bolos, tortas e o que mais a sua criatividade gourmet permitir.
Benefícios
- Melhora o funcionamento dos intestinos: a presença do amido resistente estimula a proliferação de bactérias essenciais para a saúde da flora intestinal. A biomassa de banana verde ainda pode ajudar a prevenir a prisão de ventre, também por causa do amido resistente.
- Equilibra o humor: o triptofano, naturalmente presente na banana, ajuda a aliviar os episódios de irritabilidade e oscilações de humor. Se for consumida com frequência, pode ajudar a mulheres durante a TPM e o período menstrual, quando
- De baixo índice glicêmico, ajuda a controlar o apetite fora de hora, porque libera açúcar na corrente sanguínea de forma gradual. Por essa razão, pode colaborar para o processo de emagrecimento e reeducação alimentar, sempre com o acompanhamento de um nutricionista para esse objetivo.
- Enriquece nutricionalmente receitas como pães, bolos, biscoitos e tortas.
Leia também: Nibs de cacau: O que são e benefícios
Receita de biomassa de banana verde
Ao contrário do nome complexo, o preparo da biomassa é bem simples. A única questão é a forma como a banana nanica verde foi armazenada antes. Ela precisa ser adquirida sem ter se submetido a uma aclimatação, que faz com que o alimento perca algumas propriedades. Alguns hortifrutis comercializam as bananas sem aclimatação – pergunte ao fornecedor mais próximo de você!
Com as bananas verdes em mãos, anote a receita:
Ingredientes
- 1 cacho de banana verde bem limpo (importante, porque você colocará as bananas com a casca no cozimento a pressão)
- Água suficiente para cobrir as bananas na panela de pressão
Modo de preparo
Separe as bananas utilizando uma faca ou tesoura. É importante que a casca esteja cobrindo toda a banana, sem cortes ou fissuras, principalmente na ponta. Encha a panela de pressão com água e deixe-a ferver primeiro. Ao atingir fervura, coloque as bananas e tampe a panela.
Cozinhe no fogo baixo por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão da panela sair para abri-la. Retire as bananas com cuidado e descasque-as ainda quente, com auxílio de uma faca.
Amasse as bananas com um garfo e jogue a mistura em um processador para transformá-la em pasta.
Se for preciso, adicione um pouquinho de água fervente para facilitar a consistência de purê. É ideal que seu consumo seja imediato para receitas, mas caso haja sobra, você pode congelar a biomassa em forminhas de gelo.
Fonte: Milena Lopes, nutricionista da Clínica NutriCilla. Pós-graduada em nutrição clínica pelo GANEP.