Morango: Benefícios que você precisa conhecer
Os meses de agosto e setembro são época de morango, frutinha vermelha, gostosa e muito saborosa. Versátil, ele pode ser usado em saladas, sucos, smoothies, para adicionar sabor ao iogurte, no chá ou na sopa, além de ser o ingrediente principal de deliciosos doces e sobremesas.
Além disso, é pouco calórico. Uma xícara de morangos inteiros fornece apenas 46 calorias. A variedade de nutrientes que carrega é enorme. Os benefícios que trazem ao organismo ainda mais.
Leia também: 7 benefícios do cranberry
Veja, a seguir, motivos para incluir morangos na sua dieta:
Rico em vitaminas
Uma porção de um copo de morangos contém mais de 100% da quantidade diária de ingestão de vitamina C. Além de funcionar como um antioxidante que combate o envelhecimento, a vitamina ajuda a produzir colágeno e a manter a saúde da pele. Da mesma forma, mais de 90% do morango é composto por água. Além disso, o fruto possui cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco, B2, B6, traços de B1 e B3.
Combate o sobrepeso
A fruta é rica em flavonoides, substâncias associadas a um risco reduzido de ganho de peso relacionado à idade. O efeito pode ser devido à capacidade dos flavonoides de aumentar a captação de glicose no músculo e /ou diminuir a captação de glicose no tecido adiposo. Por isso, comer morangos no final da refeição ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e insulina.
Protege pele e ossos
Uma xícara de morangos fornece quase um quarto da meta diária de manganês. O mineral ajuda a produzir colágeno e promove a saúde da pele e dos ossos.
Auxilia a digestão
A fibra presente na fruta (cerca de 3 gramas por xícara) ajuda a manter uma boa saúde digestiva ao apoiar o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, que estão ligadas à imunidade e ao humor.
É cardioprotetor
O morangoreduz a inflamação, aumenta o colesterol HDL (bom), protege contra a oxidação do mau colesterol LDL (um precursor do endurecimento das artérias) e melhora a circulação.