Benefícios da corrida para o corpo e a mente

Movimento
16 de Maio, 2024
Lívia Barbosa Alves de Souza
Revisado por
Psicóloga • CRP 01/22261
Benefícios da corrida para o corpo e a mente

Correr é uma forma popular de exercício por diversos motivos. Não requer muito equipamento e você pode fazê-lo em qualquer lugar ou a qualquer hora que for conveniente para você. Além disso, os especialistas dizem que melhora a saúde como um todo.  Mas, se a corrida não faz parte da sua rotina de atividades físicas, está na hora de considerar adicioná-la ao seu dia a dia. Pois, os benefícios da corrida para o corpo e para a mente são enormes. Desde melhoria do condicionamento cardiovascular até melhor saúde cardíaca e uma visão mais saudável da vida, prepare-se para aproveitar as vantagens dessa prática.

Benefícios da corrida para o corpo e a mente

Pode ajudar a viver mais – e melhor

Vários estudos mostraram os benefícios da corrida e dos exercícios para prolongar a vida de forma mais ampla. Mais recentemente, um estudo de 2023 publicado no International Journal of Environmental Research & Public Health descobriu que correr apenas 75 minutos por semana pode acrescentar sólidos 12 anos à sua vida. Analisando 4.400 indivíduos, este estudo comparou aqueles que corriam pelo menos 75 minutos por semana com aqueles que corriam menos de 10 minutos por semana, e mostra que grandes recompensas podem advir de uma quantidade pequena e administrável de corrida.

O Estudo Nacional de Corredores e Caminhantes do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, apoia a mesma informação. Tendo acompanhado mais de 154.000 corredores e caminhantes desde 1991, o estudo descobriu que apenas 5 a 11 quilômetros de corrida por semana reduz o risco de acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, diabetes e colesterol elevado. Enquanto isso, em um estudo com 55.000 pessoas, pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa descobriram que correr três vezes por semana durante uma média de apenas 17 minutos por vez reduziu o risco de ataque cardíaco fatal ou derrame em 55%. Ou seja, não faltam evidências de que correr faz maravilhas para a vida.

Leia também: Guia da corrida: primeiros 5km

Mantém a mente afiada

Os benefícios da corrida para o corpo são enormes, mas também existem os psicológicos. Uma pesquisa no Psychonomic Bulletin and Review  apontou evidências de que o exercício regular ajuda a conter o declínio mental relacionado à idade, com Frontiers in Aging Neuroscience também divulgando que adultos com mais de 50 anos que praticam exercícios aeróbicos se beneficiam de uma melhor função cognitiva e melhoram fluxo sanguíneo no cérebro. Além do mais, um estudo separado publicado no Journal of Alzheimer’s Disease descobriu que aqueles que corriam 25 quilômetros por semana tinham um risco 40% menor de morrer de doença de Alzheimer do que os não corredores.

Atua na saúde cardiovascular

Correr é um dos melhores exercícios cardiovasculares que você pode fazer. Correr pelo menos 10 minutos por dia pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares. Os corredores reduzem pela metade as chances de morrer de doenças cardíacas.

Também reduz a frequência cardíaca em repouso, o número de vezes que o coração bate por minuto quando você está em repouso. Este é um indicador importante de sua saúde e condicionamento físico geral. Assim, quanto menor a frequência, mais eficiente será o seu batimento cardíaco.

Ajuda a controlar o estresse

Já se sentiu mais relaxado e energizado depois de uma corrida? Se sim, você não está sozinho, pois a corrida é repetidamente citada como uma atividade que ajuda a aliviar a carga mental e a reduzir sentimentos de estresse e ansiedade.

Um pequeno estudo conduzido pela empresa Asics mediu as ondas cerebrais dos participantes antes e depois de uma corrida de 20 minutos e descobriu que mesmo esta sessão relativamente curta de exercício levou a uma redução de 58% nos níveis de estresse cognitivo.

Pode fortalecer o sistema imunológico

O exercício moderado, como correr, fortalece a resposta do corpo às doenças. Isso vale tanto para doenças de curto prazo, como infecções do trato respiratório superior, quanto para doenças de longo prazo, como diabetes.

Mantém a coluna flexível conforme você envelhece

Entre as vértebras ósseas das costas, pequenos discos flexíveis atuam como almofadas protetoras. Os discos são na verdade sacos cheios de líquido. Eles podem encolher e desgastar à medida que envelhecemos, especialmente se você leva uma vida relativamente sedentária. Ficar sentado por longos períodos pode realmente aumentar a pressão sobre esses discos ao longo do tempo. A boa notícia é que correr ou correr preserva o tamanho e a flexibilidade desses discos. Um estudo com 79 pessoas descobriu que corredores regulares que corriam a um ritmo de 2 metros por segundo (m/s) tinham melhor hidratação dos discos e níveis mais elevados de glicosaminoglicano (uma espécie de lubrificante) nos discos. Quanto mais saudáveis ​​e hidratados forem esses discos, mais flexível você se sentirá ao longo do dia.

Melhora a qualidade do sono

O sono de qualidade é essencial para a saúde física e mental. E, pesquisadores vêm estudando os inúmeros impactos positivos da corrida sobre o sono. As análises mais recentes indicam que o grande gasto de energia durante o exercício estimula o processo restaurador do sono. Além disso, correr pode reduzir o tempo necessário para adormecer.

Outros achados revelam que a corrida também pode aumentar a duração e a qualidade do sono. Isso está relacionado ao poder relaxante que a atividade proporciona ao corpo após sua conclusão. Parte dessa resposta está na liberação de endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pelo bem-estar, que ocorre durante a prática dos exercícios.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes

não comer antes da corrida
Alimentação Bem-estar Movimento

O que não comer antes da corrida: Saiba mais

Tão importante quanto considerar o que comer, é essencial também conhecer o que não comer antes da corrida para não comprometer a performance.