Beber durante as refeições: É bom ou ruim?

Alimentação Bem-estar
13 de Setembro, 2019
Beber durante as refeições: É bom ou ruim?

Você já deve ter ouvido que beber durante as refeições engorda. Há quem diga também que ingestão de líquidos com a comida prejudica a digestão e até que pode causar um acúmulo de toxinas, levando a uma variedade de problemas de saúde.

Naturalmente, você pode se perguntar se um simples copo de água com a sua refeição pode ter efeitos negativos – ou se isso é apenas outro mito. Vem saber como beber durante as refeições afeta sua digestão e saúde.

Os líquidos causam problemas digestivos?

Beber bastante líquido diariamente oferece muitos benefícios. No entanto, algumas pessoas afirmam que beber e comer é uma má ideia. Abaixo estão os três argumentos mais comuns usados ​​para afirmar que líquidos com refeições prejudicam sua digestão.

Álcool e bebidas ácidas afetam negativamente a saliva

Algumas pessoas argumentam que o consumo de bebidas ácidas ou alcoólicas nas refeições seca a saliva, dificultando a digestão dos alimentos.

O álcool diminui o fluxo de saliva em 10 a 15% por unidade de álcool. No entanto, isso se refere principalmente a bebidas destiladas – e não às baixas concentrações de álcool na cerveja e no vinho, que geralmente acompanham a comida. Por outro lado, as bebidas ácidas parecem aumentar a secreção de saliva.

Por fim, não há evidências científicas de que álcool ou bebidas ácidas, quando consumidas com moderação, afetem negativamente a digestão ou absorção de nutrientes.

Leia também: Pode tomar água no jejum intermitente?

Água, ácido estomacal e enzimas digestivas

Muitos afirmam que beber água com a alimentação dilui o ácido estomacal e as enzimas digestivas, dificultando a digestão dos alimentos pelo organismo.

No entanto, essa alegação implica que seu sistema digestivo não consegue adaptar suas secreções à consistência de uma refeição, o que é falso.

Líquidos e a velocidade da digestão

Um terceiro argumento popular contra beber durante as refeições afirma que os líquidos aumentam a velocidade com que os alimentos sólidos saem do estômago.

Pensa-se que isso reduz o tempo de contato da refeição com ácido estomacal e enzimas digestivas, resultando em pior digestão. No entanto, nenhuma pesquisa científica apoia esta afirmação.

Um estudo que analisou o esvaziamento do estômago observou que, embora os líquidos passem pelo sistema digestivo mais rapidamente que os sólidos, eles não afetam a velocidade de digestão dos alimentos.

Beber durante as refeições pode melhorar a digestão

Os líquidos ajudam a quebrar grandes pedaços de comida, facilitando a passagem do esôfago para o estômago. Eles também ajudam a movimentar a comida suavemente, evitando inchaço e prisão de ventre.

Além disso, seu estômago secreta água, juntamente com ácido gástrico e enzimas digestivas, durante a digestão. De fato, essa água é necessária para promover o bom funcionamento dessas enzimas.

A água pode reduzir o apetite e a ingestão de calorias

Beber água com a comida também pode ajudá-lo a fazer uma pausa entre as mordidas, proporcionando um momento para verificar seus sinais de fome e plenitude. Isso pode evitar excessos e até ajudá-lo a perder peso.

Além disso, um estudo de 12 semanas mostrou que os participantes que ingeriram 500 ml de água antes de se alimentar perderam 2 kg a mais do que aqueles que não consumiram.

Lembre-se de que isso se aplica principalmente à água, não a bebidas com calorias. Em uma revisão, a ingestão calórica por refeição foi 8 a 15% maior quando as pessoas bebiam bebidas açucaradas, leite ou suco durante o almoço ou jantar.

Leia também: Chás diuréticos que ajudam a emagrecer e desinchar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.