Existe hora certa do dia para beber água?
Beber água é extremamente importante para a saúde, pois ela é essencial para muitas (ou basicamente todas) das funções que ocorrem no organismo. Ainda, 75% de nossos corpos são compostos por água. Porém, será que existe hora certa do dia ou a bebida é bem-vinda a todo e qualquer momento?
Existe hora certa do dia para beber água?
Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.
De manhã
Beber água é uma boa maneira de começar bem seu dia. Acredita-se que manter o hábito pela manhã tornará mais fácil manter o costume de se hidratar ao longo do dia. Assim, é possível evitar a desidratação, além de ajudar na melhora do humor, da função cerebral e do nível de energia do organismo.
Leia mais: Você deve beber água assim que acordar?
Antes das refeições
Antes de comer é uma boa hora para beber água, pois ajudará a saciar o apetite e evitará o excesso na hora da alimentação. Além disso, é muito comum confundir fome com sede. Por isso, um copo d’água antes de beliscar ajuda a perceber se está mesmo com fome.
Leia também: Por que você come quando está sem fome?
Antes e depois de se exercitar
Manter-se hidratado é sempre importante, mas é ainda mais quando praticamos exercícios físicos. Por isso, antes de se exercitar e mesmo depois é essencial garantir que seu corpo está devidamente hidratado. Além disso, a água ajudará o organismo a se recuperar, beneficiará a saúde e crescimento dos músculos e alivia a sensação de fadiga e cansaço.
Leia também: Beber café antes do exercício físico faz bem?
Quando doente ou cansado
Quando estiver doente é muito importante se manter hidratado. Outros líquidos também são recomendados, como os chás, vitaminas ou sucos naturais. O mesmo vale para quando estiver se sentindo mais cansado que o normal, mesmo porque a fadiga é um comum sintoma de doenças como resfriados e gripe.
Leia mais: Desidratação e pressão arterial: Qual a conexão?