Bebê nasceu com dois dentes e viralizou na internet: entenda o caso

Gravidez e maternidade Saúde
28 de Setembro, 2022
Bebê nasceu com dois dentes e viralizou na internet: entenda o caso

Em um vídeo viral no TikTok que já soma mais de 600 mil visualizações, a mãe Ádria Paes revelou que a filha Ariela veio ao mundo com dentes. Em entrevista à Crescer, a residente de Belém, no Pará, contou que o médico percebeu a novidade logo após a cesárea. As enfermeiras a levaram para os primeiros cuidados e confirmaram que a bebê nasceu com dois dentes.

Diante da avaliação da pediatra, a mãe foi informada que um deles já estava mole, bem soltinho. Então, como a recém-nascido poderia engoli-lo, a médica o retirou ali mesmo. “O outro ficou porque ainda estava bem seguro”, completou Ádria.

O segundo dente só veio a amolecer entre três a quatro dias após o nascimento da filha. Isso porque o movimento feito pela bebê durante a amamentação fazia com que ele fosse para frente e para trás, soltando. Dessa forma, a prima de Ádria acabou o retirando já que ele acabou desprendendo em um domingo em que não havia um posto de saúde aberto, por perto.

Em um segundo vídeo ainda no TikTok, a mãe mostrou que levou a pequena para avaliação do dentista e tudo está dentro do esperado. “Os dois dentinhos da Ariela eram um brinde. Os de leite ainda vão nascer normalmente”, contou Ádria.

Leia mais: Dentição do bebê: linha do tempo do nascimento dos dentes

Bebê nasceu com dois dentes: mas por que isso acontece?

De acordo com a dentista Nayara Freitas, especialista em ortodontia e ortopedia funcional, existem duas classificações para o dente observado na boca do recém-nascido. Caso ele já esteja lá quando o pequeno chega ao mundo, como foi o caso da Ariela, chama-se “dente natal”. No entanto, caso se desenvolva ao longo do primeiro mês de vida do recém-nascido, recebe o nome de “dente neonatal”.

Independente da classificação, a especialista explica que ainda não existe uma causa específica para a presença tanto do dente natal quanto neonatal. Existem estudos que associam o aparecimento da estrutura por influência genética de síndromes, por exemplo. Mas ainda nada conclusivo!

Leia mais: Quando começar a escovar os dentes do bebê?

Quando estes devem podem ser mantidos e retirados?

A decisão de manter o dente natal bem como neonatal parte de um exame físico e radiografia. Caso ele possua uma raiz grande e nenhuma mobilidade, o especialista costuma deixá-lo no local. “Assim, se tiver alguma ponta cortante, damos acabamento e vamos avaliando a criança, mês a mês”, detalha Nayara.

Logo, para pensar em retirá-lo, o dentista leva em consideração principalmente se a raiz do dente é curta – normalmente está fixado apenas na gengiva – e está se movendo facilmente dentro da boca do pequeno.

“Algumas das principais complicações que podem surgir em decorrência desses dentes natais e neonatais são problemas na amamentação porque o bebê vai acabar mordendo a mãe. Além disso, pode machucar a língua porque ainda não tem controle dela”, explica a dentista.

Por fim, mas não menos importante, caso o dente não esteja fixo na boca do recém-nascido, há o risco da criança aspirá-lo e ir em direção ao pulmão. “O que é o pior dos problemas”, finaliza a especialista.

Fonte:

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

bebê pode comer camarão
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade

Bebê pode comer camarão? Pediatra explica

Crianças podem ser introduzidos a frutos do mar a partir dos 6 meses de idade, segundo a SBP