Descubra como identificar se o bebê está agasalhado demais

Gravidez e maternidade Saúde
28 de Junho, 2022
Descubra como identificar se o bebê está agasalhado demais

Com as baixas temperaturas do inverno, uma das preocupações dos pais de crianças pequenas é garantir que o seu filho não passe frio. Ao mesmo tempo, as diferentes camadas de roupa para que o pequenino fique quentinho podem levar os cuidadores a se questionarem se o bebê está agasalhado demais.

Para solucionar esta dúvida, a pediatra Luciane Valdez, do Hospital Otorrinos Curitiba, lista sete sinais de que o pequeno pode estar desconfortável por estar com mais peças do que o necessário. Confira:

Ainda de acordo com a especialista, o excesso de roupa leva a essas mudanças repentinas no bebê porque o seu sistema termorregulador não é estável até o sexto mês de vida (ou por mais tempo, como em casos de prematuros). Logo, ele acaba perdendo e ganhando calor mais rápido do que o normal.

Leia mais: Afinal, como aquecer o quarto do bebê no inverno?

O bebê está agasalhado demais. O que fazer?

Dessa forma, Luciane orienta que se o pequeno estiver mais quente que o habitual, o primeiro passo para estabilizar sua temperatura corpórea é tirando sua roupa. “Se sudorético, ou seja, estiver transpirando, pode dar um banho para refrescar”, completa a pediatra.

Em seguida, recomenda-se que os cuidadores avaliem se a mudança não foi brusca a ponto do bebê estar com frio. Para isso, orienta-se que eles avaliem a temperatura do tórax: se ele estiver quentinho, bem como a cabeça do pequeno, está tudo dentro do recomendado. Inclusive, as mãos e os pés da criança estarem gelados não é motivo de preocupação, porque é o esperado.

Para aquecer o pequeno, é importante que os pais prefiram peças de algodão para não causar irritabilidade na pele infantil. Além disso, cobertores não desenham a melhor opção para os dias frios. Por mais aconchegantes que sejam, eles aumentam a temperatura muito rápido e podem causar sufocamento.

Fonte: Luciane Valdez, pediatra do Hospital Otorrinos Curitiba

Leia também:

insulina oral
Saúde

Insulina oral: Pesquisadores desenvolvem novo tratamento para diabetes

A nova versão se mostrou mais prática e deve gerar menos efeitos colaterais

Ivete Sangalo pneumonia
Saúde

Ivete Sangalo é internada com pneumonia. Entenda o quadro

A pneumonia é uma infecção respiratória que causa tosse com muco ou pus, febre e dificuldade respiratória

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo