Barriga de endometriose: por que acontece e como lidar?

Saúde
04 de Janeiro, 2024
Barriga de endometriose: por que acontece e como lidar?

Quando o assunto é a endometriose e os sintomas gerados pela condição, o mais comum é limitar a compreensão às intensas cólicas. No entanto, a doença também está relacionada a outros tipos de incômodos, como a “endo belly”, ou a barriga de endometriose. A chegada do verão – e as ondas de calor que o Brasil vem enfrentando – podem agravar este sintoma e os incômodos gerados por ele. Saiba mais a seguir:

O que é a barriga de endometriose?

O termo se refere ao inchaço abdominal que, muitas vezes, faz com que a barriga fique tão estufada e proeminente que pode ser confundida com uma gestação. “Isso pode gerar angústia, especialmente para mulheres que têm endometriose e estão tentando engravidar. Isso também pode levar o corpo a uma série de reações bioquímicas, emocionais e, consequentemente, comportamentais nestas pacientes”, comenta o Dr Patrick Bellelis, especialista em endometriose e colaborador do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Leia também: Endometriose significa o fim da maternidade? Especialista explica!

Por que ocorre e quais são outros sintomas associados?

A endo belly ocorre porque o ambiente inflamatório gerado pela endometriose causa irritação na região gástrica, bem como gases e alças intestinais dilatadas. Além do inchaço, mulheres com focos da doença no intestino são mais propensas a desenvolverem prisão de ventre, náuseas, diarreia e sensação de torção intestinal. Em épocas mais quentes, isso pode se intensificar, já que as altas temperaturas fazem os vasos sanguíneos se dilatarem, causando naturalmente inchaço, dor e sensação de ganho de peso.

“É importante observar os sintomas com cuidado. Comumente, eles se limitam a aparecer em determinados momentos do ciclo menstrual, mas também surgem sem um determinado padrão ao longo dos outros dias do mês”, explica o Dr Patrick.

Leia também: Endometriose e sintomas intestinais: como alimentação influencia a questão

Barriga de endometriose: o que fazer?

Independente do que possa ocasionar a endo belly, é determinante manter uma rotina de hábitos saudáveis, aliando uma boa alimentação à prática de exercícios físicos e uma boa hidratação. Essas ações, além de combaterem a doença, auxiliam na saúde mental, com consequências positivas na qualidade de vida.

“O ideal é que sempre haja uma avaliação médica para investigar que doença é a responsável pelo aparecimento deste sintoma. Nem sempre será endometriose; pode ser uma doença celíaca, candidíase, síndrome do intestino permeável ou o crescimento bacteriano do intestino delgado. Além disso, nem toda mulher com endometriose vai desenvolver endo belly. É preciso analisar caso a caso”, conclui o Dr Patrick.

Fonte: Patrick Bellelis, médico ginecologista doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), além de ser especialista em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pelo Hospital das Clínicas da USP.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show