Banana é bom para anemia?

Alimentação Bem-estar
11 de Dezembro, 2023
Banana é bom para anemia?

Cansaço, palidez, falta de disposição e dor de cabeça são alguns dos sintomas de anemia, doença que causa a  redução da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Em geral, o tratamento depende do tipo de doença e inclui, além de medicações específicas, mudanças na alimentação. Por exemplo, a inclusão de alimentos ricos em ferro. No caso das frutas, muitas pessoas se perguntam: afinal, comer banana é bom para a anemia? Descubra agora.

Leia mais: Existe um melhor tipo de banana para emagrecer? E para hipertrofia?

Os benefícios da banana

De acordo com Vanessa Costa, nutricionista, a banana oferece benefícios nutricionais abrangentes. É rica em fibras, potássio, e vitaminas B6 e C. Além disso, traz benefícios para a saúde digestiva, auxilia na regulação da pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.

“Seu papel vai além de fornecer um toque doce aos pratos. É uma fonte de energia sustentável, tornando-a uma escolha inteligente para uma vida saudável e equilibrada”, explica. Além de suas propriedades fibrosas, por ser rica em potássio, a banana também ajuda a regular o equilíbrio de fluídos no corpo o que contribui para ajudar o trânsito intestinal 

Banana é bom para anemia?

Conforme vimos, a banana é uma grande aliada para a saúde em geral graças à sua rica composição nutricional. Com aproximadamente 1,2 mg de ferro a cada 100g, essa fruta tropical não apenas fornece o mineral essencial para a produção de hemoglobina, mas também se destaca pela presença de vitamina C.

Desse modo, segundo a nutricionista, a sinergia entre o ferro e a vitamina C na banana contribui para a melhoria dos níveis de hemoglobina no sangue e otimiza a absorção do ferro não-heme, forma presente em alimentos de origem vegetal. Essa combinação torna a banana uma escolha inteligente para aqueles que buscam fortalecer seu sistema circulatório.

Banana é bom para anemia. Mas quanto consumir?

Para aproveitar plenamente os benefícios da banana contra a anemia, é recomendável incluir pelo menos uma unidade diária em sua alimentação. A versatilidade da fruta permite que seja consumida de diversas maneiras: sozinha, em smoothies, com cereais ou como um lanche saudável entre as refeições.

Além da banana para anemia, outros alimentos também podem ajudar

Carnes vermelhas 

Algumas das melhores fontes de ferro são as carnes vermelhas, ainda serem ricas em vitamina B12 e proteínas. O consumo recomendado dessas é, para que não haja exagero, é de 2 ou 3 vezes na semana. É importante reiterar também que o excesso de carne vermelha na dieta pode ser maléfico.

Outras opções de carnes não-vermelhas são:

Lentilha e feijão

lentilha, assim como os diversos tipos de feijão, é uma das melhores fontes vegetais de proteínas. Não só, é excelente combatente da anemia, visto que também é rica em ferro, tal qual o feijão. Dentre os tipos de feijão, recomenda-se o feijão preto, dada sua riqueza de boas propriedades.

Além disso, há outros grãos similares que são recomendáveis:

Beterraba 

Famosa por sua cor, a beterraba também merece atenção ao prevenir e combater a anemia. Assim, adicionar a beterraba em sua dieta pode ser o que falta para dar fim a esse problema.

Não só, demais vegetais escuros são essenciais para uma dieta realmente rica em ferro, sendo o espinafre e o brócolis excelentes opções.

Pão integral

Uma excelente fonte de diversos nutrientes, entre eles a proteína e o ferro, o pão integral deve ser cuidadosamente escolhido na hora da compra, visto que pode conter sódio em excesso. Apesar disso, é um ótimo combatente da anemia, além de ser uma melhor opção em comparação ao pão branco.

Couve

couve é rica em ferro e clorofila e, por isso, é uma ótima opção para tratar a anemia, diminuir a retenção de líquidos e evitar a absorção de substâncias químicas dos alimentos, ajudando assim na desintoxicação do organismo.

Castanha de caju

Oleaginosas de todos os tipos são fontes de proteína conhecidas para os vegetarianos, mas a castanha de caju tem o benefício adicional de ser repleta de ferro. Uma porção de ¼ xícara contém cerca de 2 gramas de ferro. Além de ser comida pura, pode ser moída e, então, salpicada em saladas, carnes e sucos.

Fonte: Vanessa Costa, nutricionista especializada em Nutrição Estética e Saúde da Mulher.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais