Bacon faz mal para a saúde?
Bacon tem uma combinação sedutora de um aroma delicioso, conteúdo de gordura agradável à boca e um sabor inexplicável. Simplesmente pensar no cheiro de bacon frito pode ser suficiente para dar água na boca.
Pode ser servido ao lado de ovos mexidos, com hambúrgueres, no feijão, em aperitivos, saladas e até coberto de chocolate ou adicionado ao sorvete. Assim, a tentação de comer bacon pode ser difícil de ignorar.
Valores nutricionais
Muito se comenta se o bacon faz mal para a saúde e se deve ser eliminado de uma dieta saudável. A verdade é que essa carne não tem muito bom valor nutricional.
Assim, ele contém alguma colina, necessária para a saúde do cérebro, e alguns ácidos graxos monoinsaturados, que são bons para o organismo. Mas também é rico em gorduras saturadas associadas a doenças cardiovasculares, além de sódio, que em excesso pode ser um problema. Quanto às calorias, uma tira típica de bacon tem cerca de 40, o que não é ruim. Porém, o valor calórico aumenta rapidamente quando se come vários pedaços.
O bacon frito também possui mais aminas heterocíclicas do que qualquer outra carne. As aminas heterocíclicas estão associadas a um risco aumentado de algumas formas de câncer. É uma carne processada, que pode vir adicionada de aromas e conservantes, como nitrito de sódio, que também pode estar relacionado a um maior risco de alguns tipos de câncer.
Com isso, vários estudos observacionais apontam para uma correlação entre o alto consumo de carnes processadas e problemas de saúde. Mas, para ser justo, quem consome grandes quantidades de carnes processadas também tende a ter dietas ruins em geral, bebe mais álcool e, geralmente, é menos ativo. Assim, é difícil saber exatamente o quão ruim é ingerir grandes quantidades de bacon (ou qualquer tipo específico de carne processada) para a saúde.
Fazendo as pazes com o bacon
A melhor maneira de manter o bacon na dieta é usá-lo como um condimento, e não como a parte principal da refeição. Da mesma forma, é possível comprar a versão de peru, com menos gordura que a convencional, mas o sabor e a textura não são os mesmos.
Como tem sabor acentuado, não é preciso adicionar muito aos pratos. Você pode polvilhar um pouco de bacon crocante sobre uma salada verde ou usá-lo como ingrediente que agrega gosto na receita. Por fim, escolha pratos que exigem ingredientes saudáveis para acompanhar.
Leia também: Peito de peru é saudável?