Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?
Ganhar massa muscular nem sempre é tarefa fácil. O objetivo exige a prática de atividades físicas de forma constante e equilibrada, além de manter uma alimentação saudável. A boa notícia é que os alimentos podem impulsionar o crescimento dos músculos, como por exemplo, os ovos. Mas será que aumentar o consumo desse alimento é uma boa estratégia para a hipertrofia? Veja o que dizem os especialistas em saúde.
Ovo ajuda no ganho de massa muscular: veja como!
Barato, nutritivo e saboroso, o ovo vai bem em diversos pratos do dia a dia. Do café da manhã ao jantar, é possível incluí-lo de formas diferentes e bem práticas. Sendo assim, o ovo é uma ótima fonte de proteínas, com até 6g por unidade. Na prática, elas são essenciais para a saúde e manutenção da força dos músculos e ganho de massa magra.
Além disso, o alimento também contém ferro e vitaminas do complexo B que ajudam a melhorar a oxigenação e transporte de nutrientes no organismo, o que também favorece o crescimento muscular.
- Veja também: Quais os benefícios da creatina para idosos?
Cuidado com o excesso
Como todo alimento, o consumo de ovo não deve ser exagerado e especialistas ressaltam a importância da diversificação das fontes de proteínas: “Consumir uma quantidade excessiva de ovos pode trazer riscos à saúde, incluindo alterações no perfil lipídico, já que a gema do ovo é rica em colesterol, ganho de peso, devido às calorias do alimento, e alteração da filtração renal por sobrecarga de proteína, podendo levar até mesmo à formação de pedras nos rins”, diz a médica Dra. Deborah Beranger, endocrinologista.
Por isso, o segredo para usar o ovo como aliado no ganho de massa muscular é ter equilíbrio e apostar em uma alimentação variada e saudável para complementar as necessidades físicas. Assim, outras boas fontes de proteína são: carnes brancas e vermelhas, peixes, oleaginosas, leite e derivados e leguminosas.
Quantidade de ovos por dia
O ovo realmente ajuda no ganho de massa, no entanto, só aumentar a quantidade ingerida por dia pode não ser a melhor estratégia, como explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez:
“As recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, independentemente da prática de exercícios”, alerta.
Dicas de ouro para incluir o ovo na alimentação
Para incluir o alimento na sua rotina e usufruir dos seus benefícios, é importante ficar atento ao modo de preparo. Veja dicas a seguir:
- Evite fritar o ovo usando óleo. A prática aumenta a quantidade de colesterol.
- Opte por ovos mexidos ou cozidos, já que os crus podem aumentar o risco de contaminação.
- Por fim, tome cuidado com os acompanhamentos. Unir o ovo com outros alimentos muito calóricos como bacon, queijo e manteiga podem tornar a refeição mais gordurosa e pesada.
Fontes:
- Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN.
- Dra. Deborah Beranger, médica endocrinologista.