Aula de Crossfit: como funciona a primeira experiência?

Bem-estar Movimento
11 de Abril, 2023
Aula de Crossfit: como funciona a primeira experiência?

O Crossfit conquistou milhares de adeptos desde que chegou ao Brasil, em 2009. Conhecido por ser uma modalidade intensa, que exige bastante aptidão, a proposta pode afugentar pessoas interessadas. Mas, será que a primeira aula e as experiências iniciais com o Crossfit são difíceis de se acompanhar?

Adiantamos que, ao contrário do que muita gente pensa, a aula é muito democrática e pode ser extremamente divertida.

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Como funciona uma aula de Crossfit?

Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo do grupo Cia Athletica, explica que uma sessão de Crossfit costuma se dividir em três partes.

“A primeira tem o objetivo de preparar o corpo com exercícios gerais para aquecer os músculos, dar mais mobilidade às articulações e aumentar a coordenação dos movimentos. O segundo bloco busca desenvolver uma habilidade específica. Por exemplo, aumento da força máxima de um movimento, ganhar mais consistência em um gesto aprendido ou ensinar um novo movimento. Por fim, a última etapa é o treino propriamente dito, chamado WOD [workout of the day], que significa o treino do dia”, detalha.

O WOD, por sua vez, se agrupa em duas categorias:

  • Movimentos ginásticos: saltos, flexão dos brações, puxada na barra ou argola etc.
  • Movimento com peso: levantamento de peso olímpico, agachamento com barra, desenvolvimento dos ombros com barra ou halteres, entre outros.

O treinamento com os exercícios e repetições é escrito em uma lousa ou quadro para que a turma possa ver e seguir o cronograma. Além disso, o coach pode propor desafios coletivos, como concluir o treino em determinado tempo.

Todo mundo pode fazer?

Agora que você já sabe como funciona uma aula de Crossfit, talvez ainda exista a dúvida se é possível dar conta, mesmo sendo a primeira vez. De acordo com Cacá Ferreira, pessoas que nunca fizeram uma aula antes precisam buscar boxes (academias de Crossfit) que possuam certificação Level 1.

“Profissionais com este gabarito entendem que é importante seguir o processo de inclusão dos alunos para evitar riscos de lesões. Primeiro, é preciso adquirir a técnica, depois conseguir mantê-la para, então colocar intensidade (peso, velocidade, amplitude)”, orienta.

A jornada para ganhar confiança e melhorar a técnica dos movimentos exige mais de uma sessão. Cacá explica que alunos de primeira viagem participam de algumas aulas chamadas fundamentais.

“Estas aulas são planejadas para oferecer uma experiência ao aluno com exercícios essenciais para o desenvolvimento a médio e longo prazo no Crossfit. O treino segue a mesma estrutura explicada acima. Contudo, o foco na segunda etapa vai para os exercícios de base como agachar, puxar e empurrar. Tudo em uma intensidade menor para assimilar a forma correta de se executar os movimentos”, ensina.

Como evoluir com segurança na aula de Crossfit

Depois do contato inicial com a modalidade, muita gente se empolga e quer evoluir rapidamente. Antes de mais nada, é ótimo se envolver com uma atividade que dê prazer, mas exagerar em busca de resultados, tanto na técnica como no shape, são um perigo para a saúde. A seguir, veja as dicas do expert da Cia. Athletica para não errar:

  • Respeite o que o seu corpo está sentindo e mantenha um diálogo constante com o coach.
  • Ouça e siga todas as orientações do coach e peça sempre um feedback sobre seu desempenho.
  • Priorize dominar o movimento para, assim, aplicar intensidade.
  • Informe ao coach qualquer tipo de dor, limitação ou incômodo durante o treino.
  • Sono, hidratação e alimentação são essenciais para ir além no esporte. Não descuide desses pontos.
  • Não vá a boxes onde os coaches prescrevem um WOD ou exercício que você ainda não tem capacidade de executar. Lembre-se de que a premissa do Crossfit é evoluir com segurança, sem sacrificar a integridade física.

Benefícios do Crossfit

Já que falamos dos cuidados e esclarecemos dúvidas importantes, por que não listar os benefícios do Crossfit? Afinal, existem muitos motivos para apostar no treinamento. Já comentamos que a modalidade não tem monotonia oferece desafios diários. Portanto, não espere treinos iguais. Outras vantagens:

Melhoria do condicionamento físico: trabalha o sistema cardiorrespiratório de maneira intensa. Como resultado, você terá mais fôlego para fazer atividades mais “puxadas”, como corrida, futebol e ciclismo.

Mudanças expressivas no corpo: se seu objetivo é perder peso, ganhar força e massa muscular, o Crossfit pode ser um grande aliado. Dosando a frequência dos treinos, é possível perceber mudanças no shape em algumas semanas.

Mais autonomia e menos dores: quem não quer envelhecer com saúde e com o mínimo de dores? Pois uma atividade que exercita todo o corpo é capaz de fortalecer a aptidão física e, assim, ter menos riscos de lesões e problemas de mobilidade.

Qual a frequência ideal para fazer aulas de Crossfit?

Para Cacá Ferreira, a periodicidade depende de alguns fatores. “Precisamos levar em conta: nível de condicionamento do praticante, volume, intensidade realizado no treino do dia (tem treinos curtos, médios e de longa duração), descanso e alimentação pós-treino”, diz.

Mas, para quem está dando os primeiros passos, o professor recomenda de dois a três treinos semanais; alunos intermediários, de três a cinco sessões; e avançados podem treinar todos os dias.

Não se esqueça de perguntar ao coach do box sobre isso, pois ele irá avaliar seus limites, objetivos e demais questões para você se exercitar de maneira saudável.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

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