Doença de Crohn fez ator de Todo Mundo Odeia o Chris pesar 47kg
Tyler James Williams, ator muito conhecido por protagonizar a série Todo Mundo Odeia o Chris, contou em uma entrevista à Men’s Health sobre a sua jornada com a doença de Crohn. Ele disse que precisou remover 15 centímetros do intestino grosso e chegou a pesar 47kg durante a recuperação da cirurgia.
Tyler afirmou que, por muito tempo e sem saber da condição, acreditou que não conseguiria ganhar massa magra — em 2017, mesmo treinando muito, ele não passava dos 60 quilos.
Em 2019, por exemplo, ficou cinco dias sem comer depois de uma crise. O ator sentiu uma dor de estômago muito forte e não conseguia engolir. Então, ao buscar ajuda, descobriu uma obstrução no intestino, e os médicos precisaram submetê-lo a uma cirurgia de emergência, na qual retiraram 15 centímetros do seu intestino grosso.
Durante a recuperação, que durou vários meses, ele obteve alimentação intravenosa e ficou com uma bolsa de ostomia (dispositivo que fica acoplado na parte inferior do abdômen e coleta os resíduos gerados pelo sistema digestivo). Tyler estava tão fraco que não podia ficar em pé, e chegou a pesar 47 quilos.
Já reabilitado, o ator e o irmão (que também foi diagnosticado com a doença) passaram por uma série de mudanças de hábitos para evitar os gatilhos da condição. Começaram a evitar situações de estresse, deixaram de beber café e de comer carne vermelha e apostaram mais em shakes, sucos verdes, proteínas magras e vegetais.
A partir de então, a qualidade de vida do famoso melhorou de forma drástica, e ele conseguiu ganhar mais massa muscular. “Essa é para todos os paciente de Crohn, aqueles com dificuldade em ganhar peso, crianças magras e aqueles que prosperam enquanto lutam contra doenças invisíveis. Que todos nós saibamos ouvir nossos corpos e tratá-los melhor”, compartilhou o ator.
Doença de Crohn: o que é a condição do ator de Todo Mundo Odeia o Chris?
A doença de Crohn é um processo inflamatório que afeta o trato gastrointestinal. Os principais sintomas são diarreia, presença de sangue nas fezes e dores abdominais. Não existe uma causa principal esclarecida para a manifestação da doença de Crohn. Mas sabe-se que ela é associada a fatores genéticos, questões imunes, alteração da microbiota, fumo e até a problemas emocionais.
Leia também: Variante XBB.1.5 da Covid: Brasil registra primeiro caso
Geralmente não há cura para a doença, mas é possível adotar alguns hábitos para evitar o aparecimento das crises.
Por exemplo, quem convive com a condição deve estar atento à alimentação, que deve ser sempre equilibrada. Assim, é fundamental evitar alimentos inflamatórios e muito pesados para diminuir o desconforto e a irritação. Ou seja, o paciente deve fugir de itens como café, chá preto, refrigerantes com cafeína, chocolate e alimentos gordurosos.
Além disso, é importante reduzir o consumo de fibras para que elas não provoquem ainda mais dor intestinal e não retardem a cicatrização da área afetada. Ficar de olho na hidratação e fazer diversas pequenas refeições durante o dia também são outras recomendações.
Referência: Manual MSD.