Atividade física pode diminuir em até 43% o risco de morte por Covid

Bem-estar Movimento Saúde
24 de Agosto, 2022
Atividade física pode diminuir em até 43% o risco de morte por Covid

Desde que a pandemia começou, pesquisadores levantaram a hipótese de que a atividade física regular poderia ser um fator importante para diminuir os riscos de complicações e morte por Covid. E depois de dois anos e meio do surgimento da doença e inúmeras publicações científicas mostrando essa relação, recentemente, uma análise de cerca de 15 pesquisas comprovou que os exercícios podem reduzir em até 43% as chances de falecer por conta da condição.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Espanha e divulgado no periódico British Journal of Sports Medicine (BJSM). Nele, os autores revisaram dados de mais de 1,8 milhão de participantes (com idade média de 53 anos), e revelaram que além de o risco de morte por Covid cair até 43% com a prática regular de atividade física, as chances de hospitalização também diminuem 36% naqueles que são ativos.

Levando em conta todas as evidências investigadas, eles também determinaram a quantidade de exercícios ideal para garantir os benefícios citados: 150 minutos de atividade moderada, ou então, 75 minutos de atividade vigorosa por semana — metade do tempo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para a população adulta.

Mesmo assim, os cientistas destacaram que é preciso cautela na hora de tirar conclusões. Isso porque as metodologias utilizadas nas pesquisas analisadas são bem distintas (a maioria baseia-se em informações fornecidas pelos próprios pacientes) e os resultados não explicam por que há a ligação entre a atividade física e o risco diminuído de morte por Covid. Uma possível razão estaria no fato de que os exercícios melhoram a resposta imunológica do organismo e previnem o sobrepeso.

Leia também: Isolamento de cinco dias contra Covid pode não ser suficiente, diz estudo

Atividade física e morte por Covid: exemplos de práticas para quem quer começar

  • Caminhada

A caminhada é uma das atividades mais simples e comuns. Pois, além de ser acessível, é benéfica para a queima de calorias e o aumento de massa magra. Sendo assim, em vez de ir de carro até lugares próximos, opte por ir caminhando.

A natação é um ótimo exercício para a mente. Também contribui para a diminuição das dores nas articulações e até mesmo para o fortalecimento dos pulmões. O exercício na água tem mais resultado do que outras atividades de baixo impacto.

  • Treinamento de força

São ótimos exercícios para quem deseja fortalecer os músculos e sofrer menos com o metabolismo lento, além de ser uma opção também para perder peso.

Para quem está iniciando e deseja começar um treinamento de força, o recomendado é fazer sempre com um instrutor ou especialista.

  • Exercícios de peso corporal

A maneira mais simples de malhar em casa é usar seu próprio corpo. Pois, há muitos exercícios eficazes para o peso corporal que podem ajudá-lo a desenvolver força, resistência e queimar calorias.

  • Exercícios com acessórios

Os acessórios podem ser utilizados em diferentes treinos e partes do corpo. Mas, em geral, quando iniciamos o processo de treinar em casa, podemos adicioná-los conforme nos tornando mais fortes. Assim, eles são essenciais para fornecer novos estímulos ao corpo. Alguns exemplos: as caneleiras, os halteres e os elásticos.

Referência: Physical activity and risk of infection, severity and mortality of COVID-19: a systematic review and non-linear dose–response meta-analysis of data from 1 853 610 adults.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva