Estudo indica suplemento que alivia a dor da artrose
A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença degenerativa que provoca o desgaste da cartilagem. Segundo o Ministério da Saúde, 15 milhões de brasileiros sofrem com a condição. Qualquer articulação do corpo está suscetível a desenvolver o quadro, mas existem áreas mais comuns, como as mãos, os dedos, a articulação coxofemoral e os joelhos. Não há cura para a doença, mas com um tratamento adequado é possível melhorar a qualidade de vida e diminuir os incômodos. No caso da artrose no joelho, um estudo descobriu que consumir suplemento de açafrão alivia as dores causadas pela condição.
Estudo: suplementação de extrato de cúrcuma
Pesquisadores australianos realizaram um estudo envolvendo 70 pessoas com artrose no joelho. Durante duas semanas, eles deram um suplemento de placebo para metade dos participantes. O restante dos voluntários receberam, no mesmo intervalo de tempo, um suplemento de extrato de cúrcuma.
Depois, os participantes continuaram consumindo os suplementos indicados por mais 12 semanas. Durante esse período, eles responderam questionários acerca das dores no joelho e também realizaram ressonâncias magnéticas para medir possíveis inchaços ou mudanças na região.
Por fim, os pesquisadores descobriram que as pessoas que consumiram o suplemento de cúrcuma sentiram menos incômodos do que aqueles que ingeriram o placebo. Entretanto, o açafrão não fez efeito no que diz respeito ao inchaço do joelho ou à composição da cartilagem.
De qualquer forma, as dores foram menores nos participantes que consumiram suplemento de cúrcuma e, consequentemente, houve um menor consumo de analgésicos por essa parcela dos voluntários.
Aliviar dor de artrose no joelho
O suplemento de extrato de cúrcuma em cápsulas é a melhor opção de consumir a iguaria para aliviar artrose no joelho. Isso porque eles possuem quantidades maiores dos compostos necessários para causar o efeito desejado. Entretanto, é sempre importante consultar um médico antes de incluir qualquer suplemento na rotina. Por isso, verifique se é uma opção segura e quais as quantidades adequadas com um profissional da área.
Além disso, é necessário ter em mente que a suplementação é apenas um complemento para o tratamento. Dessa forma, ela não substitui as medicações ou as estratégias convencionais.
Leia mais: Rizartrose: tudo sobre o desgaste que afeta o polegar