Arroz saudável: Qual tipo escolher?
Em um mundo que vive de dieta, mas se recusa a reeducar a alimentação efetivamente, é muito comum sentir receio de consumir certos alimentos. Uma comida que adquiriu o estigma de “proibida”, foi o arroz.
Porém, ao contrário do que muitos pensam, ele não é tão diferentes dos demais tipos do grão – tidos como “mais saudáveis”.
Afinal, o que escolher quando o assunto é arroz saudável? Conheça mais dos tipos de arroz, seus benefícios e propriedades. Então, escolha o que mais combina com seu objetivo e estilo de vida.
Arroz saudável: integral x branco
Muitos acreditam que o único arroz saudável é o integral. Ainda que ele seja mais nutritivo que o branco, não há motivo para proibir o consumo da segunda variedade.
O arroz integral contém todas as três partes que compõem o grão. Por esse motivo ele é denominado um grão “integral”. Essas partes do grão são: o farelo, o endosperma e o embrião.
Em contrapartida, o branco não as possui. Sendo assim, ele passou por um processo químico que o farelo, bem como o embrião. Portanto, esse grão perdeu a maior parte de suas proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Entretanto, não é por esse motivo que ele deve se tornar um “alimento proibido”. A recomendação é: priorizar o consumo do arroz integral em detrimento do arroz branco, se possível.
Leia também: Receita de arroz integral com repolho roxo
Outras variedades de arroz
O arroz branco e o arroz integral não são suas únicas opções. Surpreendentemente, há outras opções – ainda mais nutritivas.
Arroz negro
Esse tipo não é tão amplamente utilizado na culinária nacional. Entretanto, é muito benéfico à saúde.
- Rico em vitaminas (vitaminas A, B1, B2, B6 e B12);
- Abundante em minerais (magnésio, ferro e zinco);
- Fonte de fibras (30% a mais que o arroz branco);
- Proteico (20% a mais que o arroz branco);
- Menos calórico e menos gorduroso.
Leia também: 4 maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne
Arroz vermelho
Em princípio, é ainda menos conhecido, mas se destaca como um arroz saudável por diminuir o apetite e o nível de colesterol no sangue.
- Rico em fibras – melhor funcionamento do intestino;
- Prevenção da anemia – rico em ferro;
- Ajuda no emagrecimento;
- Promove sensação de saciedade.