Arroz basmati: Saiba mais sobre o alimento

Alimentação Bem-estar
21 de Outubro, 2020
Arroz basmati: Saiba mais sobre o alimento

De origem indiana, arroz basmati tem grãos longos e delicados, é bem aromático e de sabor quase adocicado. Ele é uma variedade de cor branca e rico em nutrientes, como magnésio, potássio, fósforo e mais. Ainda, ele possui menor índice glicêmico se comparado ao arroz branco.

O Índice Glicêmico (IG) é o valor usado para medir a velocidade com que um alimento, especialmente quando contém carboidratoslibera glicose na corrente sanguínea. Conhecer a classificação dos alimentos é importante tanto para quem deseja levar uma vida mais saudável quanto quem pretende emagrecer. Em 100 gramas desse arroz, podemos encontrar 120 calorias e 3,52 gramas de proteína.

O tempo de cozimento também é um diferencial: ele leva cerca de 8 minutos para atingir o ponto ideal.

Benefícios do arroz basmatti

Pode ser um aliado do emagrecimento

Por possuir baixo índice glicêmico (baixo teor de amido), esse arroz não provoca elevados picos de glicemia, ou seja, não aumenta radicalmente o nível de açúcar no sangue – o que é excelente para quem sofre de diabetes.

Portanto, ele é absorvido mais lentamente pelo corpo e rende maior energia e saciedade ao mesmo. Por isso, pode ajudar na perda de peso e é uma boa opção para quem pratica exercícios. Porém, seu consumo deve ser moderado, pois, não deixa de ser um alimento calórico.

Arroz basmati regula o colesterol

Seu baixo índice glicêmico também é benéfico para a saúde cardiovascular e, mais especificamente, para o colesterol, que não é desregulado pelo seu consumo. Não só, a grande presença de potássio na composição do grão também auxilia na saúde do coração e do sangue.

Músculos saudáveis

Se comparado a outras variedades de arroz, como o branco, o basmati é uma melhor fonte de proteína. Por isso, auxilia na manutenção da saúde dos músculos e pode ajudar no ganho de massa magra.

Ajuda na digestão e no controle do apetite

O arroz basmati é também rico em fibras que auxiliam na digestão. Assim, além de facilitar o trânsito intestinal e prevenir a constipação (prisão de ventre), sua abundância em fibras também ajuda no controle do apetite, afinal, o consumo desse arroz promove uma maior e mais prolongada sensação de saciedade.

Como consumir o arroz basmati

  • Cozido à vapor ou pelo método de fervura
  • Saladas
  • Risoto
  • Receitas asiáticas e especialmente indianas

Leia também: Afinal, arroz branco é saudável?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas