Aroeira: Os possíveis usos e benefícios da planta medicinal
A aroeira é uma planta medicinal, também conhecida como aroeira vermelha, que costuma ser utilizada como remédio caseiro.
É nativa da América do Sul e contém grande quantidade de antioxidantes em sua composição. Além disso, a aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de diversas doenças. Geralmente, as ricas propriedades são aproveitadas na forma de chá.
Aroeira: Para que serve e benefícios
Imunidade fortalecida
A princípio, por ser grande fonte de antioxidantes, pode promover o fortalecimento da imunidade, uma vez sua ação anti-inflamatória dificulta que doenças, infecções e inflamações prejudiquem o organismo.
Pode ajudar a prevenir doenças crônicas
Ainda, também devido à abundância de antioxidantes, a aroeira pode ajudar a prevenir graves doenças crônicas, como Alzheimer, que podem ser potencializados, pela ação de radicais livres, que provocam o estresse oxidativo.
Alivia a febre
Graças à ação anti-inflamatória, a planta ajuda a aliviar e controlar a febre. Assim, a febre é o aumento da temperatura do corpo acima do limite normal como forma de resposta a uma doença, infecção ou inflamação. Além disso, a aroeira também ajuda no tratamento de problemas respiratórios.
Leia também: Sabugueiro: Benefícios e como usar a planta
Efeito calmante
Essa é uma planta bastante usada na aromaterapia devido às suas propriedades calmantes. Por isso, beber seu chá antes de dormir pode ajudar a garantir um sono mais calmo, relaxante e revigorante.
Contraindicações e possíveis efeitos colaterais da aroeira
O uso da planta não é indicado para quem tem a pele muito sensível ou quem tem problemas gastrointestinais, pois o consumo excessivo pode ter efeito purgativo, laxante e desencadear reações alérgicas na pele e nas mucosas. Além disso, o consumo por mulheres grávidas não é indicado.
Por fim, é preciso ressaltar que as propriedades medicinais da aroeira são pouco validadas cientificamente.
Como consumir a aroeira
- Chá
- Infusões
- Óleo essencial
- Banho de assento
Leia mais: Chá de pariparoba: A poderosa planta medicinal brasileira