Áreas quentes e frias da geladeira e alimentos que elas devem abrigar
Na internet, encontramos várias dicas e vídeos de organização da geladeira com o intuito de manter a conservação dos alimentos e também incentivar o consumo de comidas mais saudáveis. Por mais que as portas do eletrodoméstico sejam de “qualquer condimento”, algumas comidas podem estragar mais rápido se não forem armazenadas no local correto. Identificar as áreas quentes e frias da geladeira é uma solução!
Essas áreas da geladeira têm algumas oscilações de temperatura e podem acabar ficando mais quentes ou mais frias, por isso, conhecê-las é importante. Para essa identificação, é preciso saber qual é a sua geladeira. As mais comuns são: freezer na parte superior, freezer de um lado e o refrigerador de outro e portas francesas, que abrem simultaneamente. Kristen Hong, organizadora profissional de geladeiras, é escritora de um livro sobre o assunto e diz que no modelo francês, esse problema não costuma acontecer.
Restando os outros dois modelos de geladeira, as zonas frias tendem a ficar sempre na parte traseira do eletrodoméstico. Já escutou alguém falando para colocar bebidas ou algo que precise esfriar rapidamente nas “gavetas” perto do freezer? Isso acontece porque a área realmente é mais gelada e as prateleiras e as gavetas que ficam na parte inferior do eletrodoméstico são mais quentes.
Leia também: Como conservar sopa? Dicas para manter o sabor e os nutrientes
A escritora também alerta que isso depende do clima de cada localização. Se você mora em um lugar bem quente e úmido, os alimentos e itens na geladeira vão ser mais afetados do que os de quem mora em um local mais frio e seco. A explicação? É que toda vez que a geladeira é aberta, uma rajada de ar entra no aparelho.
Porque é importante identificar essas áreas da geladeira
Quanto mais frio o alimento estiver, por mais tempo ele será conservado. Portanto, se você deixar a comida na área mais quente da geladeira, ela não terá tanta validade. É por esse motivo que algumas surpresas podem acontecer, e refeições podem azedar ou estragar rapidamente.
Tenha em mente que armazenar alimentos como legumes e verduras nas prateleiras e zonas mais próximas do freezer é a melhor opção. Na porta da geladeira, opte por colocar produtos que serão consumidos rapidamente ou então, alimentos industrializados, que já são feitos para durarem por certo tempo. Por fim, bebidas — especialmente o leite, que azeda facilmente — devem ficar nas zonas frias, e não na porta.