Quer emagrecer? Comece organizando a sua geladeira

Alimentação Bem-estar
05 de Outubro, 2022
Quer emagrecer? Comece organizando a sua geladeira

Perder peso vai muito além de força de vontade. É preciso, de fato, mudar hábitos e transformar a alimentação para conseguir ver os resultados. Além disso, incluir a prática de exercícios é essencial. Uma forma de começar a adotar novos comportamentos e, assim, ter êxito no seu objetivo é buscar estratégias que facilitem esse processo – e esse movimento pode começar dentro da sua geladeira! Um estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriu que os alimentos que ficam mais visíveis, isto é, na parte da frente da geladeira, têm três vezes mais chances de serem consumidos do que os que ficam no fundo. Por isso, em vez de tentar mudanças muito mirabolantes, comece com o simples e aprenda como organizar sua geladeira.

Antes de mais nada, vale a pena priorizar a compra de produtos que fazem parte do seu plano alimentar e que vão te ajudar na perda de peso. Por exemplo: frutas, verduras, legumes, proteínas e gorduras boas. Industrializados e embutidos, por outro lado, não são tão interessantes de se ter em casa.

Mas, caso você conviva com outras pessoas e, assim, divida a prateleira das geladeiras ou, então, goste de ter algumas guloseimas, vale a pena investir em algumas táticas de organização.

Aprenda como organizar a geladeira

Na hora de fazer escolhas mais conscientes, é preciso saber que sempre haverá opções não muito interessantes, sobretudo se o seu objetivo é perder peso. Restringir o consumo de determinados itens não costuma ser uma boa ideia, mas é essencial aprender a administrar as suas decisões e separar alguns momentos específicos para exceções. Dentro de casa é um ambiente onde você consuegue fazer escolhas alimentares mais equilibradas. Por isso, saber como organizar a geladeira para não ficar tentada a “quebrar” a dieta é bastante interessante.

Assim, quando chegar do supermercado, lembre-se de organizar os produtos nas prateleiras de forma que os itens mais saudáveis fiquem na parte da frente. Assim, das próximas vezes que você for escolher alguma coisa para comer, o primeiro item vai ser uma opção benéfica. 

Além disso, existem algumas outras dicas que podem ser levadas em consideração nesse momento. Por exemplo:

  • Deixar os produtos usados com mais frequência na prateleira mais alta (é o local mais frio do equipamento e, assim, vai evitar que os produtos estraguem);
  • Colocar frutas, verduras e legumas na gaveta;
  • Não deixar laticínios na porta da geladeira (nesse local, eles estragam mais rápido).

Outras dicas 

Além de aprender como organizar a geladeira, outros hábitos podem ser incorporados para facilitar a vida de quem quer emagrecer. Primeiramente, é importante entender que a mudança de hábitos alimentares começa muito antes do momento da refeição. Acima de tudo, vale a pena procurar um profissional para, então, entender qual é o plano alimentar mais adequado para o seu objetivo. Em segundo lugar, é necessário levar a sério a hora das compras e se planejar para isso. Veja algumas dicas simples:

  • Crie uma estratégia. Saiba o que você precisa para passar a semana;
  • Faça uma lista de compras;
  • Não vá ao mercado com fome. Isso porque você fica mais propenso a realizar compras inadequadas se estiver de estômago vazio;
  • Priorize alimentos naturais (frutas, legumes, verduras), no lugar de industrializados (biscoitos recheados, salgadinhos, etc).

Além disso, crie o hábito de ler a lista de ingredientes e prestar atenção nos rótulos dos produtos. Lembre-se que quanto menor for a lista de ingredientes (e mais naturais), mais saudável é o produto.

Por fim, caso você tenha uma vida bastante agitada, pode ser interessante investir no preparo de marmitas. Elas devem conter ao menos um legume, um carboidrato, um tipo de proteína vegetal e um tipo de proteína animal. Basta separar em potes, congelar e retirar ao longo da semana.

Leia também: O que comprar no mercado? Nutricionista indica melhores escolhas

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas