Aparelho invisível: afinal, quem pode usar o alinhador transparente nos dentes?
Com os avanços da tecnologia na ortodontia – área da odontologia que trata a posição dos dentes e dos ossos do maxilar -, a possibilidade de usar um aparelho invisível se tornou uma realidade.
Chamado também de alinhador transparente ou alinhador invisível, o modelo ficou popular por ser uma opção mais discreta e confortável que os aparelhos fixos feitos com bráquetes e fios metálicos.
Mas, afinal, qualquer pessoa que precisa alinhar os dentes pode usar essa opção? Saiba mais a seguir!
Leia também: Hábitos que fazem mal para a saúde dos dentes: veja quais são e como evitar
O que é e como funciona o aparelho invisível?
Mais discreto e confortável que os modelos fixos antigos, o alinhador invisível é um aparelho móvel, feito de material termoplástico transparente.
De acordo com a dentista Liana Lima Pinheiro, ele é uma nova opção de tratamento, que pode ser usado sozinho ou com acessórios fixos, elásticos, entre outros.
Leia também: Aparelho nos dentes: quando usar, quais são os tipos e os principais cuidados com cada um
“O alinhador atende as mais complexas má-oclusões, ou seja, os alinhamentos anormais dos dentes superiores e inferiores, que levam ao fechamento não correto da boca, e, com isso, a problemas na mordida”, ela aponta.
O tratamento, então, é feito com a ajuda de uma programação virtual. Nela, o dentista cria as movimentações desejadas e, depois, faz uma sequência de placas transparentes, cada uma contendo um passo do caminho para corrigir a posição dos dentes.
Leia também: Diastema: entenda tudo sobre o famoso “espaço entre os dentes”
Então, qualquer pessoa pode usar?
Por mais que seja um método mais prático do que o do aparelho fixo, não é todo mundo que pode optar por usar o alinhador invisível.
De acordo com a dentista, esse aparelho é indicado principalmente para quem já têm os dentes permanentes. Portanto, o tratamento não deve ser feito em crianças, já que as placas podem “travar” o crescimento dos dentes.
Leia também: Dentes de leite: veja os cuidados e tudo o que você precisa saber sobre eles
“O uso do aparelho invisível em pacientes em crescimento pode atrapalhar o desenvolvimento correto das bases ósseas e criar hábitos deletérios funcionais nos pacientes. Isso, por sua vez, muda o padrão de crescimento normal dos dentes e prejudica o contato dos dentes superiores com os inferiores”, ela explica.
Além disso, é importante dizer que os pacientes que fazem o tratamento com o alinhador invisível precisam manter o acompanhamento frequente com o dentista. Isso vale também para aqueles que já tem todas as placas prontas.
Leia também: Milhões de pessoas já perderam os dentes ao longo da vida no Brasil: Por quê?
Contraindicações
De acordo com a dentista, não existe nenhuma contraindicação para o uso deste método, a não ser em pacientes infantis. Isso, contudo, não tira a necessidade da indicação e acompanhamento feito por um profissional.
“O que poderia ser um problema, apenas, é o fato de que o tratamento depende totalmente da colaboração do paciente. Contudo, o conforto do método acaba diminuindo a indisciplina.”
Fonte: Liana Lima Pinheiro, ortodontista e presidente da Academia Brasileira de Odontologia.