Anorexia alcoólica: o perigo de trocar alimentos pelo álcool
Não é de hoje que os malefícios do álcool são comprovados. O uso excessivo pode trazer sérios problemas para a saúde física e mental, um deles é a anorexia alcoólica.
Assim, hoje em dia é difícil encontrar alguém que não ingere bebidas alcóolicas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas com álcool.
O que é anorexia alcoólica?
Apesar de não ser um transtorno oficialmente reconhecido pelo DSM-5, a anorexia alcoólica é um distúrbio que reduz ou acaba totalmente com a vontade de comer por causa do álcool.
Dessa maneira, também conhecida como “drunkorexia”, basicamente, a anorexia alcoólica é a associação da anorexia e do alcoolismo.
Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, o problema ocorre principalmente em estudantes universitários – sendo a maioria do sexo feminino.
Inclusive, uma pesquisa publicada no National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, mostrou que todos os anos mais de 1.800 universitários morrem por acidentes relacionados ao álcool. Além disso, 700 mil estudantes costumam ser agredidos por colegas que ingeriram bebidas alcoólicas.
Leia também: Alcoolismo: quando é hora de buscar ajuda?
Sintomasda anorexia alcoólica
Para buscar ajuda médica, é importante estar atento aos sinais. Portanto, confira os principais sintomas da drunkorexia:
- Comer pouco (ou não comer) durante o dia e beber demais à noite;
- Máu hálito;
- Fazer contagem de calorias e dietas constantemente;
- Preocupar-se excessivamente com a imagem corporal;
- Uso de laxantes para perder peso;
- Depressão;
- Baixa autoestima.
Riscos
Geralmente, pessoas com anorexia alcoólica pulam refeições para ir ao bar, acreditando que o álcool pode substituir os alimentos. No entanto, as calorias que ingerimos diariamente através da alimentação fornecem minerais e vitaminas. Por outro lado, quando nosso corpo carece desses nutrientes, podem surgir sintomas como desidratação, perda de vitaminas, entre outros.
Além disso, a drunkorexia pode causar vários efeitos colaterais como:
- Mau funcionamento do sistema digestivo;
- Vômitos;
- Inchaço;
- Intoxicação;
- Tontura;
- Danos cerebrais;
- Doenças hepáticas;
- Diabetes tipo 2;
- Queda de cabelos e unhas.
Referências: Healthline; Center for Discovery e Seeds of Hope