Anemia perniciosa: entenda a doença causada por deficiência de vitamina B12

Saúde
13 de Julho, 2022
Anemia perniciosa: entenda a doença causada por deficiência de vitamina B12

As anemias geralmente são causadas pela deficiência de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Embora a anemia causada por deficiência de ferro (ferropriva) seja a mais comum – cerca de 90% dos casos -, outros tipos também podem ocorrer, como a anemia perniciosa. Entenda melhor quais são as causas, sintomas e tratamentos da doença.

Leia mais: Anemia: o que é, sintomas, causas e como combater

Afinal, o que é a anemia perniciosa?

De acordo com a Dra. Flávia Cohen, infectologista, trata-se de uma doença autoimune causada pela diminuição dos glóbulos vermelhos quando o corpo não consegue absorver uma quantidade suficiente de vitamina B12. “As causas mais comuns são enfraquecimento do revestimento estomacal ou uma condição autoimune”, explica a médica.

Apesar de uma predisposição familiar, essa não é uma doença puramente genética. Entre as doenças autoimunes que podem contribuir para o problema, estão a diabetes do tipo 1, vitiligo e as que afetam a tireoide. Entretanto, é necessária uma exposição ambiental para disparar a genética do indivíduo propenso a essa deficiência.

Mais comum a partir dos 60 anos de idade, a anemia perniciosa pode se tornar mais frequente com o envelhecimento da população.

Sintomas

Os principais sintomas são:

  • Diarreia
  • Constipação
  • Fadiga
  • Palidez
  • Déficit de atenção
  • Perda de apetite
  • Inchaço na língua
  • Sangramento da gengiva
  • Dificuldade de respiração

Quando não identificada corretamente, a doença pode causar alterações crônicas cardíacas, respiratórias, neurológicas e psiquiátricas semelhantes à demência.

Como diagnosticar a anemia perniciosa?

O diagnóstico pode ser feito de acordo com os sintomas e hábitos alimentares. Entretanto, segundo a médica, para confirmar o diagnóstico é necessário realizar alguns exames, como endoscopia digestiva ou Schilling (é um exame médico de quatro etapas usado para determinar se um paciente tem deficiência de vitamina B12).

Tratamento e prevenção

O tratamento da anemia perniciosa é feito com injeções de vitaminas B12 ou via oral, isto é, comprimidos. Além disso, pode ser recomendado o uso de ácido fólico para prevenir consequências neuronais.

A boa notícia é que é possível evitar esse tipo de anemia. “A forma mais prática de evitar essa doença é manter uma alimentação rica em vitamina B12. As principais fontes são os produtos de origem animal, como carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, leites e derivados”, completa a especialista.

Além disso, alguns aspectos podem impedir a absorção da vitamina B12 pelo organismo, como gastrite atrófica, retirada ou desvio do estômago por cirurgia bariátrica e alterações dietéticas. Dessa forma, é possível, através de uma reposição periódica da vitamina, prevenir a deficiência, e, no caso de alterações dietéticas, deve ser evitada a retirada muito extrema de carnes, ovos, leites e laticínios. O ideal é conversar com o nutricionista para fazer uma reposição adequada, especialmente para quem é vegetariano ou vergano. Por fim, uma vez iniciado o tratamento de reposição, ele deverá ser feito por toda a vida, senão a doença pode voltar.

Fonte: Dra. Flávia Cohen, infectologista da clínica FVC

Referências: Jornal da USP

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show