Ter amigos no trabalho: Os benefícios para a saúde mental

Bem-estar Equilíbrio
04 de Março, 2020
Ter amigos no trabalho: Os benefícios para a saúde mental

Qual a importância de ter amigos no trabalho? Além das conversas e risadas durante o dia e da bebida depois do expediente, você já parou para pensar que essas amizades podem ser benéficas para a sua saúde mental?

Uma pesquisa recente da Força de Trabalho do Reino Unido apurou que 69% das pessoas acreditam que ter amigos no trabalho contribui para melhorar a saúde mental. Outros 66% acham que essas amizades proporcionam maior satisfação no ambiente corporativo, e 63% estão mais motivados se tiverem esse tipo de relação. 

Amizade x produtividade

Então, ter um melhor amigo no trabalho realmente faz você … trabalhar mais. Os professoresTessa Amabile e Steven Kramer, da Harvard Business School, pesquisaram o assunto amplamente e descobriram que os funcionários têm duas vezes mais chances de se envolver e produzir mais se tiverem amizades corporativas. 

Já a Dra. Annie McKee, pesquisadora sênior da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e consultora de liderança de alto nível, escreveu um livro chamado “Como ser feliz no trabalho”. Um dos componentes principais de seu livro era que precisamos quebrar mitos estabelecidos há muito tempo. Os dois principais? Que não é possível ser feliz no trabalho e que você não pode ter amigos no escritório. 

Assim, para a pesquisadora, estabelecer relações sólidas não apenas ajuda no sentimento de desfrutar do seu trabalho. Mas, fundamentalmente, impede o aparecimento de problemas como o burnout

Leia também: Síndrome de Burnout: O que é e como evitar

No entanto, com o aumento de trabalho por conta própria e de maneira remota (o famoso home office), talvez haja uma tendência preocupante de solidão

Porém, com a abundância de espaços de trabalho compartilhados, chamados de co-working, é possível interagir e, assim, construir laços. 

Portanto, se você ainda está relutante em fazer um amigos no trabalho, tente repensar e se abrir um pouco mais para criar um terreno harmonioso e mais saudável, inclusive para sua mente. 

Leia também: Como usar a inteligência emocional no trabalho

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado