Ameixa com aveia emagrece? Conheça mais sobre a mistura

5 de agosto, 2022

Quem está em busca de perder peso está sempre atento às novidades e tendências de refeições e lanches para potencializar os resultados. E, uma mistura que tem feito sucesso nas redes sociais é a combinação de ameixa com aveia. Ambos são conhecidos no mundo fitness por auxiliar no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação. Mas, será que ameixa com aveia emagrece?

Preta, amarela, vermelha, verde. Existem vários tipos de ameixa e cada uma delas possui benefícios específicos para a saúde. Mas, em resumo, a fruta facilita a digestão e protege a saúde da pele (por conter vitaminas anti-inflamatórias em sua composição).

Além disso, por ser rica em fibras, a ameixa é benéfica para a saúde do coração, colaborando no controle do colesterol. Já a presença de vitamina C e antioxidantes favorece e fortalece a imunidade.

Já a aveia auxilia o trânsito intestinal e reduz a prisão de ventre. Além disso, rica em diversas vitaminas e minerais, a aveia causa uma sensação de saciedade por um período maior e, assim, ajuda quem quer controlar o peso. 

Afinal, ameixa com aveia emagrece?

Os dois ingredientes têm muitos benefícios para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Sendo assim, não existe comprovação de que ameixa com aveia emagrece sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os alimentos separadamente. 

Receita de suco de ameixa com aveia

Ingredientes

  •  2 colheres de sopa de aveia em flocos ou farelo
  • 5 unidades de ameixa seca
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador por três minutos e o suco de ameixa com aveia já estará pronto. 

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.