Existem alimentos que ajudam a engravidar?
Uma dieta alimentar balanceada pode ser uma importante aliada para os casais que estão tentando engravidar — tanto para os homens quanto para as mulheres. Enquanto apostar em alguns alimentos pode ser benéfico para a fertilidade, evitar hábitos nada saudáveis (fumar, beber e exagerar nos ultraprocessados, por exemplo) também influencia a questão.
Emagrecer aumenta a fertilidade
Casais que desejam ter um filho podem aumentar as chances de engravidar tomando alguns cuidados com a saúde. Um deles é controlar o IMC (índice de massa corporal), visto que há uma ligação direta entre níveis de fertilidade e sobrepeso.
Uma revisão de estudos publicada na National Library of Medicine, por exemplo, concluiu que mulheres que adotam uma dieta com redução de carboidratos refinados (açúcar e farinha branca), bem como mantêm uma rotina de exercícios aeróbicos, são mais propensas a engravidar.
Leia também: Deita da fertilidade: alimentos que ajudam a engravidar
Nutrientes e alimentos para a fertilidade
A nutricionista Dayse Paravidino explica que existem alguns alimentos que contribuem para o aumento da fertilidade. Contudo, eles sozinhos não fazem milagre: o ideal é associá-los aos costumes saudáveis já explicados.
“Itens ricos em zinco, vitamina B6, ácidos graxos, ômega 3 e 6 e vitamina E auxiliam na produção dos hormônios sexuais e na formação dos óvulos e dos espermatozoides”, diz a especialista.
Portanto, para aumentar a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, podem ser consumidos alimentos que contenham:
Vitaminas do complexo B
Presentes em hortaliças, folhas verdes, farelo de trigo, banana, manga, amêndoas, abacate, cereais integrais, ovos, feijão e grão-de-bico.
Enquanto a do tipo B6 aumenta significativamente os níveis de progesterona na mulher (hormônio que participa do revestimento uterino), a B9 reduz chances de alterações nos espermatozoides, otimiza a fertilidade masculina e ajuda no desenvolvimento do feto durante a gestação.
Por outro lado, a vitamina B12 melhora a qualidade do sêmen e reduz o risco de aborto espontâneo.
Vitamina E
Encontrada em sementes de girassol, avelã, óleo de girassol, óleo de amêndoa, castanha-do-Pará, pistache, espinafre, brócolis e kiwi.
Esse nutriente protege os espermatozoides de possíveis mutações, é antioxidante e potencializa a produção de hormônios sexuais masculinos.
Zinco
Presentes em grãos integrais, castanhas, legumes e tubérculos.
E uma pesquisa recente, divulgada pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluiu que a falta de zinco pode afetar a fertilidade feminina. Isso porque a carência do mineral interfere nas primeiras etapas de desenvolvimento do óvulo, reduzindo a sua capacidade de divisão celular para ser fertilizado.
Alimentos com ômega 3 para fertilidade
Pescados, sementes de chia, sementes de linhaça, couve e nozes são alguns exemplos com a “gordura boa”. O ácido graxo, dentre os muitos benefícios que possui, contribui para o equilíbrio do sistema reprodutivo feminino.