6 alimentos para evitar na menopausa
Uma alimentação equilibrada e saudável pode trazer benefícios em todas as fases da vida. E isso se mostra especialmente importante para o fim da vida reprodutiva da mulher, que gera inúmeras alterações hormonais e pode causar alguns sintomas nada agradáveis. Mas o contrário também é válido: certos ingredientes podem piorar os incômodos. Por isso, é importante diminuir ou até evitar o consumo de alimentos específicos na menopausa. Entenda melhor:
O que é a menopausa?
A menopausa consiste no declínio natural dos hormônios reprodutivos das mulheres – o que costuma afetar o organismo por completo. Assim, a alimentação pode ser grande aliada para tornar tudo mais agradável.
Tal declínio costuma acontecer na vida das mulheres por volta dos 50 anos de idade e seu principal indício é a passagem de 12 meses desde a última menstruação. Esse período possui alguns sintomas específicos que costumam ser bastante incômodos. Dessa maneira, os principais sintomas são:
Leia também: Alimentos que aliviam os sintomas da menopausa
Alimentos para evitar na menopausa
Assim como uma dieta rica em frutas e vegetais pode contribuir para o aumento da qualidade de vida nesse período, um cardápio rico em gorduras e ultraprocessados pode ter o efeito contrário. Confira alguns itens cujo consumo deve ser moderado:
Salgadinhos e biscoitos
Geralmente são ricos em carboidratos refinados, açúcares e sódio, ingredientes que pioram a retenção de líquidos se ingeridos em excesso. Dessa forma, contribuem para a sensação de inchaço, principalmente na região abdominal.
Produtos apimentados
Aqueles alimentos apimentados demais potencializam as ondas de calor, aumentando sintomas como sudorese intensa, rubor e até tontura. Por isso, troque as pimentas ardidas por temperos como curry, cominho, páprica e açafrão.
Alimentos para evitar na menopausa: fast-food
Geralmente são ricos em gorduras trans, o tipo mais nocivo à saúde. Principalmente para a do coração, aumentando os níveis do colesterol LDL e contribuindo para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis — o AVC e o infarto, por exemplo.
Vale lembrar, aliás, que o risco de doenças cardiovasculares cresce em mulheres na menopausa.
Álcool
Além de agravar os sintomas, o álcool traz consigo chances maiores de câncer de mama, problemas no coração e outros prejuízos.
Alimentos para evitar na menopausa: cafeína
Outro ingrediente capaz de piorar as ondas de calor. A cafeína está presente no café, mas também em outras bebidas como alguns refrigerantes, energéticos e suplementos.
Carnes gordurosas
Contribuem para a diminuição na produção de serotonina pelo corpo (hormônio associado ao bem-estar). Fato que pode, desse modo, agravar as alterações de humor e os sintomas depressivos que costumam aparecer em algumas mulheres.