Alimentos que você deve evitar depois dos 40 anos

Alimentação Bem-estar
02 de Setembro, 2022
Alimentos que você deve evitar depois dos 40 anos

Por mais que você não se sinta diferente de como estava na casa dos trinta, a partir dos 40 anos o corpo muda de uma maneira que dificulta a perda de peso e a boa saúde. Por isso, é preciso apostar em uma alimentação saudável e equilibrada para ajudar a barrar os efeitos da passagem do tempo. Assim, é preciso cortar alguns alimentos que aceleram o processo de envelhecimento, além de causar acúmulo de gordura, inflamação do organismo e outros problemas que uma má alimentação pode causar. Confira o que evitar depois dos 40 anos para se manter saudável.

Alimentos que você deve evitar depois dos 40 anos

Pão branco

Embora você não considere o popular carboidrato do café da manhã como vilão, o corpo transforma carboidratos refinados em açúcar e depois glicose, um nutriente que danifica o colágeno e outras proteínas que combatem rugas. Além disso, quando se trata de pão, escolher grãos integrais em vez de refinados ajudará a manter os níveis de açúcar no sangue controlados, ajudando na manutenção e perda de peso.

Leia também: Os tipos de pães mais saudáveis

Refrigerante na lista do que evitar depois dos 40 anos

A bebida tem corantes potencialmente causadores de câncer, além de ser rica em açúcar. E o açúcar não apenas afeta negativamente a ovulação, mas também compromete a fertilidade nessa faixa etária. 

Doces zero açúcar

Evitar adoçantes artificiais presentes nos doces zero açúcar ajudará o fígado a trabalhar com mais eficiência para quem tem 40 anos ou mais. Assim, evite os alimentos feitos com adoçantes (como chiclete sem açúcar, biscoitos e bolos). 

Embutidos

Salsicha, salame e companhia são exemplos de carnes processadas que podem ser prejudiciais à pele e à saúde em geral. Essas carnes são ricas em sódio, gorduras saturadas e sulfito, que podem desidratar e causar inflamação. Além disso, facilitam o acúmulo de gordura e o aparecimento de pressão alta.  

O que evitar depois dos 40 anos: margarina

O produto é fonte majoritária de gordura trans. Você já deve ter ouvido falar que esse tipo de gordura está associado a doenças cardíacas, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que também pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, tornando-a mais vulnerável à radiação ultravioleta. Quando a pele é danificada pelo sol, decompõe a elastina e o colágeno. Mas isso não é tudo. Estudos também descobriram que o consumo de margarina pode causar inflamação crônica, o que acelera a formação de rugas.

Leia também: Porque emagrecer fica mais difícil com a idade e depois dos filhos

Iogurte com sabor

Depois dos 40 anos, a produção de colágeno diminui e a elastina – a proteína que mantém a pele firme – começa a quebrar, causando a formação de linhas finas. Embora seja impossível interromper o processo de envelhecimento, é possível manter a pele jovem por mais tempo cortando o açúcar, um nutriente que acelera a formação de rugas e flacidez.

Já está evitando doces, biscoitos e sobremesas? Não pense que é o bastante. Muitas fontes estão escondidas em lugares menos óbvios, como iogurtes com sabor. Apesar de parecerem saudáveis, alguns iogurtes contêm até 22 gramas de açúcar por porção. Portanto, se for fã de iogurte, dê preferência ao integral sem sabor. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva