Dia Mundial do Atum: alimento enlatado faz mal à saúde?

Alimentação Bem-estar
02 de Maio, 2024
Dia Mundial do Atum: alimento enlatado faz mal à saúde?

Hoje, dia 2 de maio, celebra-se o Dia Mundial do Atum. A data foi uma criação da ONU há 18 anos para destacar a importância da conservação da espécie para a biodiversidade e para a alimentação humana. No Brasil, a forma mais comum de ingestão do peixe é em lata. Contudo, os alimentos enlatados ainda levantam algumas dúvidas entre os consumidores – há quem diga, até, que eles causam botulismo ou não são saudáveis.

Leia também: Atum em lata na água ou no óleo: qual é mais saudável?

Dia Mundial do Atum: alimentos enlatados são cercados por muitos mitos

Uma grande falácia com relação aos alimentos enlatados é a ideia de que eles estão associados à incidência de uma doença grave – o botulismo. E isso não inclui apenas os pescados, como atum e sardinha, mas também vegetais e patês comercializados em embalagens de metal.

A doença, não contagiosa, é causada pela bactéria Clostridium botulinum e pode paralisar os nervos e até levar à morte se não tratada adequadamente.

Mas de acordo com informações do Ministério da Saúde, os alimentos mais comumente envolvidos na causa da contaminação são: “conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles, pequi); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura); pescados defumados, salgados e fermentados; e, raramente, alimentos enlatados industrializados.”

Isso acontece porque a bactéria produz esporos que sobrevivem em ambientes sem ou com pouco oxigênio. A doença ocorre, então, quando alguém ingere essas toxinas junto com alimentos conservados de maneira inadequada.

Como os alimentos enlatados são produzidos seguindo normas rigorosas de higiene e segurança, eles dificilmente trazem algum risco quanto ao botulismo. “Os enlatados são submetidos a altas temperaturas que eliminam agentes patógenos. Para que tenhamos a presença da toxina botulínica em latas, deve acontecer um erro grave no processamento do alimento”, explica a engenheira de alimentos e presidente-executiva da Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço), Thais Fagury.

Leia também: Afinal, quantas vezes por semana posso comer atum em lata?

Cuidados com os alimentos enlatados

Mesmo assim, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de comprar o seu atum enlatado. Thais diz que latas ou outras embalagens que estiverem estufadas não devem ser consumidas.

“Isso pode indicar que houve falha no processamento do produto, fazendo com que alguma reação indesejada ocorresse no alimento. Não significa botulismo, mas a ocorrência de alguma reação no alimento – química ou microbiológica. Por isso, não indica-se o consumo, já que não sabemos que tipo de reação ocorreu”, explica.

E a lata amassada ou enferrujada?

Apesar de muita gente acreditar que latas amassadas representam um perigo à saúde, a especialista afirma que não há problema em consumi-las. “As latas de aço, desde 1970, recebem uma película protetora elástica que acompanha as deformações”, frisa.

Outro ponto que levanta muitas dúvidas é sobre a presença de ferrugem em algumas latas. “Não há problema em consumir, exceto nos casos em que haja perfuração na embalagem, ou seja, contato do produto/alimento com o meio externo”, explica, assinalando que ferrugem indica que o processo natural de degradação do aço está acontecendo. “O importante, neste caso, é ficar de olho no prazo de validade do rótulo”, finaliza.

Fonte: Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente-executiva da Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço).

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!