Alimentos que podem causar dores de cabeça
Sabe aquelas dores de cabeça que aparecem e podem causar um baita incômodo? Pois é, essas crises fazem parte do cotidiano de muita gente, e podem ser responsáveis por dias e noites desconfortáveis. Mas o que pouca gente sabe é que alguns alimentos são capazes de piorar e até gerar uma crise de dor de cabeça!
Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, “13 milhões de brasileiros encaram a dor por 15 ou mais dias por mês, o que caracteriza cefaleia crônica, uma doença que pode ser incapacitante”. Ainda de acordo com o hospital, 95% das pessoas experienciam a dor de cabeça pelo menos uma vez na vida.
Leia também: Veja causas da dor de cabeça e como tratá-la
A influência dos alimentos para a dor de cabeça
Com a alimentação, é possível regular seu organismo para que a dor de cabeça melhore — ou até vá embora!
De acordo com o neurologista Custódio Michailowsky e a nutricionista Flávia Ayres, enquanto alguns tipos e grupos alimentares ajudam a controlar as crises, outros são responsáveis por ativá-las.
Veja, abaixo, alguns exemplos:
Processados e embutidos
Por conterem muito sódio e glutamato, esses alimentos podem gerar dores de cabeça, com destaque e atenção para aqueles que são diet ou light — uma vez que a quantidade de sódio é ainda maior.
Alimentos com glúten
Por mais que muitas pessoas não sejam celíacas — intolerantes ao glúten —, ainda assim podem apresentar uma sensibilidade ao glúten, o que ocasiona alguns sintomas desagradáveis.
Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas, como vinhos e cervejas, também podem interferir na saúde de quem já sofre com dores de cabeça. Vinhos tintos, principalmente com alto teor de tanino, são os que mais podem gerar um episódio.
Queijos e leites ricos em gordura
Quando os laticínios apresentam alto teor de gordura, como é o caso do leite integral e do queijo UHT, esses alimentos podem piorar a situação também. Por isso, opte por opções menos gordurosas e mais saudáveis, como é o caso dos queijos brancos.
Alimentos que causam dor de cabeça: doces com açúcar refinado
“O consumo excessivo de açúcar pode desencadear mudanças hormonais. E essas mudanças são capazes de modificar a maneira como os vasos sanguíneos cerebrais se comportam, causando, assim, dores de cabeça”, comenta a nutricionista. Assim, é importante consumir bastante água, gorduras boas e alimentos saudáveis que são fontes de proteína.
Cafeína
A cafeína atua como um estimulante no sistema nervoso central, principalmente em pessoas hiperativas. Porém, em pessoas que abusam da substância, ele pode ter ação analgésica, devido à dependência que é criada.
Por isso, recomenda-se reduzir a quantidade de café e consumir chás menos estimulantes ao longo do dia, como erva-cidreira, laranja, canela e camomila.
Usando os alimentos para diminuir a dor de cabeça
Para mudar esse quadro, uma alimentação equilibrada e “mais limpa” é importante e pode ajudar em um estilo de vida mais saudável e com menos episódios.
De acordo com Flávia Ayres, “estudos apontam as dietas low carb e cetogênica como estratégias eficazes para acabar com as dores de cabeça.”
Vale ressaltar que, de forma geral, é importante manter a atenção na quantidade de gordura, sódio e açúcar refinado em alimentos, optando por incluir receitas mais naturais no dia a dia. Ou seja, desembalar menos e descascar mais.
Leia também: Alimentos que ajudam a combater a dor de cabeça
Fontes: Flavia Ayres Rosa, nutricionista CRN3-71200/P especializada em nutrição comportamental ; e Dr Custodio Michailowsky Ribeiro, Médico Neurologista do Hospital Albert Sabin de São Paulo (CRM: 73303).