Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

Alimentação Bem-estar Saúde
22 de Abril, 2024
Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

Os cuidados com a alimentação quando o assunto é hipertensão vão muito além de apenas reduzir o sal. Esse é apenas o primeiro passo. Além disso, existem outros alimentos que também contribuem para o aumento da pressão arterial, enquanto outros ajudam a estabilizá-la. Veja quais escolher!

Leia mais: Hipertensão (pressão alta): o que é, sintomas, causas e como conviver

Alimentação e hipertensão: o que evitar?

De acordo com Fernanda Lancellotti, nutricionista da Vitat, o sal é a principal fonte de sódio da nossa alimentação. Dessa forma, influencia diretamente na pressão arterial. No entanto, além dele, outros alimentos também possuem sódio. Por isso, evite: alimentos processados, enlatados, embutidos, fast food, salgadinhos, sopas de saquinho, molhos e temperos prontos, entre outros.

Além disso, a nutricionista sugere evitar carnes gordurosas e queijos amarelos, isto é, alimentos ricos em gordura saturada e trans. “Esses tipos de gordura estão associadas a diversos problemas de saúde. Por exemplo, as doenças cardiovasculares, como a hipertensão”, explica Fernanda.

Por fim, evitar o consumo de álcool, porque também influencia na pressão arterial, assim como os alimentos ricos em cafeína, como o café, chás, refrigerantes, entre outros.

Quais alimentos priorizar?

Ainda de acordo com Fernanda, o ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Uma dica é fazer o sal de ervas, isto é, misturar temperos de sua preferência com sal e usar a receita para temperar os alimentos.

Desse modo, a nutricionista completa informando sobre as diretrizes que a Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere para evitar a hipertensão: “Primeiro ponto: cessar o tabagismo, ter uma alimentação com baixa quantidade de bebidas ricas em açúcar e sódio. Além disso, priorizar alimentos saudáveis, controlar o peso, fazer exames regulares, praticar, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada 5 vezes na semana”, completa.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva